Por solicitação de vereadores, a presidência do Legislativo promoveu, na manhã desta segunda-feira (07), uma reunião com o secretário de município de Desenvolvimento Social, João Chaves, tendo como pauta o furto de 82 cartões do Programa Auxílio Inclusivo Municipal. O presidente da Câmara, vereador Valdir Oliveira, esclareceu que a reunião de sexta-feira foi solicitada pelo titular da secretaria de Desenvolvimento e não pelo Legislativo. “A reunião anterior não foi chamada por esta presidência. Se assim fosse, teríamos chamado todos os vereadores”, enfatizou. Da atividade de hoje, participaram os vereadores Alexandre Pinzon Vargas, Givago Ribeiro, Marina Callegaro, Danclar Rossatto, Pablo Pacheco e Tubias Callil.
Assim como na reunião anterior, João Chaves fez um histórico da atuação da secretaria desde o momento em houve a constatação da falta de cartões do programa até culminar na exoneração, em 23 de dezembro, do servidor cargo de confiança, suspeito de furtar os cartões. Segundo o secretário, em mensagem em um aplicativo de conversa, o então servidor declarou ter pegado cinco cartões. Foi feito um print desta mensagem, a qual foi anexada à ocorrência policial. “O rapaz era meu CC (cargo de confiança) e como um filho para mim. O dia que exonerei era como estivesse exonerando um filho. Mas a lei é para todos e a verdade está posta”, ressaltou.
Os vereadores presentes fizeram questionamentos ao secretário a respeito dos desdobramentos da investigação do furto de cartões e também sobre o desvio de cestas básicas. O titular da pasta explicou a dinâmica de controle do fornecimento de cestas, descartando qualquer irregularidade.
A presidência do Legislativo declarou que está à disposição para prestar suporte necessário às atividades referentes ao acompanhamento dos fatos envolvendo o Programa do Auxílio Inclusivo.
*Com informações e foto destaque da Câmara de Vereadores de Santa Maria