Motoristas que trafegam pelo cruzamento das ruas Appel com Niederauer, no Bairro Centro, devem estar atentos ao novo conjunto semafórico que foi instalado nesta sexta-feira (5). Após o registro de acidentes no local, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, instalou o equipamento para melhorar o controle da trafegabilidade de veículos e garantir a segurança na circulação de pedestres. O equipamento está ligado apenas no amarelo intermitente para alertar os motoristas, pedestres e ciclistas. A previsão é entrar em funcionamento convencional nos três tempos a partir deste sábado (6).
Além da colocação do conjunto semafórico, foi realizada a sinalização na via com faixa de pedestres e setas indicativas. O trabalho foi feito com recursos próprios da Prefeitura.
De acordo com o secretário de Mobilidade Urbana, Orion Ponsi, no cruzamento e imediações já aconteceram vários acidentes, com danos materiais, danos ao patrimônio e lesões corporais. Diante disso, o Setor de Engenharia de Tráfego da Secretaria fez um estudo para verificar a maneira de minimizar danos e ter um trânsito mais consciente.
“Temos a convicção de que esse conjunto semafórico e o reforço na sinalização vai trazer mais segurança para motoristas, pedestres e moradores. Estamos sempre trabalhando para melhorar o sistema viário de Santa Maria, tanto que já há outros seis cruzamentos que passaram por estudos e serão contemplados com equipamentos em breve”, reforça o secretário Ponsi.
No mês de julho, equipes da Secretaria de Mobilidade Urbana fizeram a implantação dos postes semafóricos nos seguintes cruzamentos: Avenida Medianeira com a Rua Visconde de Pelotas; Avenida Medianeira com a Rua Appel; Rua Ernesto Beck com a Avenida Liberdade; e Avenida Borges de Medeiros com as ruas Fernandes Vieira Inspetor Goulart. A instalação desses quatro cruzamentos é com recursos próprios do Município. Já na Rua Duque de Caxias com a Rua Tamanday (a instalação é uma contrapartida da ampliação da Fadisma); e na Rua Silva Jardim com a Rua Serafim Valandro (é contrapartida da empresa MRU Construções). A previsão é de que esses seis equipamentos devem entrar em funcionamento nos próximos meses.
*Com informações: Prefeitura Municipal de Santa Maria