
O foco dos últimos dias no pavilhão 1 esteve no piso, o qual foi concretado e passou por limpeza com lava jato para recuperação de juntas de movimentação. Mas os trabalhos não pararam por aí. As paredes e o palco foram rebocados, o madeiramento danificado foi removido do telhado e azulejos foram assentados nos banheiros.
O pavilhão 2 teve duas camadas de piso removidas, incluindo os banheiros, que também receberão novo revestimento. Houve a abertura de valas para execução de tubulação de esgoto e a remoção da alvenaria de vedação dos banheiros e entre duas salas.
Chegando ao pavilhão 3, ocorreu a remoção do forro de madeira que estava comprometido e a limpeza das paredes externas. Quanto aos banheiros e a copa, tiveram as tubulações de água e esgoto executadas.
Dando continuidade às melhorias nos pavilhões, o quarto entre eles teve avanços significativos da mesma forma. O piso foi polido e alguns tijolos maciços foram recolocados na parede. Também foi executada a instalação de vigas e tesouras metálicas no local. Já a parte externa foi limpa com lava-jato. O Lanternim visualmente é uma das áreas mais desenvolvidas da Gare durante a revitalização e segue com aprimoramentos em sua estrutura. Um novo madeiramento foi instalado no telhado, que agora chega até ao final do Largo da Gare, a medida que mais telhas foram colocadas. Por fim, as estruturas metálicas receberam o tratamento antiferrugem e, posteriormente pintadas na plataforma de embarque e lanternim. Fonte: Prefeitura de Santa Maria Foto: Marcelo Oliveira