A Prefeitura, por meio das secretarias de Desenvolvimento Econômico e Turismo e de Elaboração de Projetos e Captação de Recursos, dá continuidade à obra do novo Calçadão e desde o início desta semana trabalha na escavação, remoção de material e preparação do pavimento para o reforço em concreto na parte central em direção à Rua Floriano Peixoto. A continuidade desses serviços ocorre em trecho do segundo quadrante. Local com tapumes está sinalizado para orientar pedestres e comerciantes.
Em parte do mesmo quadrante, na última semana, foi executada a concretagem do piso na parte central e nas laterais, próximo aos estabelecimentos comerciais, no trecho do segundo quadrante. Neste local, o piso já está seco e liberado para a circulação de pedestres.
“A obra do novo Calçadão segue e está obedecendo o cronograma, apesar de interferências climáticas. Mais uma vez a obra apresentou algumas surpresas. Mesmo com sondagem, o trabalho mais uma vez mostrou ligações irregulares na parte de água e envolvendo esgoto, mas já estão sendo sanados os problemas pluviais em alguns locais problemáticos. Como foi dito desde o início, é uma obra que causa ônus e transtornos para quem percorre o local. Por isso, pedimos que as pessoas tenham um cuidado redobrado e observem sempre a sinalização para evitar acidentes, pois a obra é dinâmica e vai se movimentando. Com isso, causa impacto tanto em frente às lojas quanto para quem transita no Calçadão”, esclarece a secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Ticiana Fontana, gestora que acompanha os serviços desde o início.
No trecho próximo à Caixa Econômica Federal, ou seja, no primeiro quadrante da obra, os serviços já foram concluídos e o espaço já está liberado para circulação dos pedestres. No piso concretado, ainda será feita uma paginação, isto é, um acabamento que deixará o visual mais moderno e em conformidade com o projeto estrutural e paisagístico que terá o novo Calçadão.
A Construtora Continental, que é de Porto Alegre, mas tem sede em Santa Maria, é a empresa responsável pela parte do reforço estrutural do pavimento, do piso de concreto, da execução de uma tubulação pluvial, construção de floreiras. Ao final, será feita a colocação de bancos, de decks, das ilhas e do paisagismo. Os serviços iniciaram em junho deste ano e, conforme a licitação, a previsão é de que os trabalhos sejam concluídos em um ano, com mais dois anos de manutenção do espaço. O investimento do Município é de R$ 3.665.668,49.
*Informações: Prefeitura Municipal de Santa Maria