A Operação Balada Segura 2023 foi realizada na noite de sábado (15) e na madrugada de domingo (16), em dois locais em Santa Maria. As ações se concentraram na Rua dos Andradas e na Avenida Hélvio Basso. Durante a ação, foram 123 veículos abordados, e houve o total de 22 autuações.
Segundo o superintendente de Trânsito, Alexandre Brondani, a iniciativa visa combater principalmente a condução de veículos por motoristas alcoolizados, tendo sido efetuados 116 testes do etilômetro, conhecido como teste do bafômetro. Oito condutores foram autuados por embriaguez, sendo que sete se recusaram a realizar o teste, não colaborando com a operação. O outro teve a embriaguez detectada por meio do teste.
“A ação foi positiva, atingindo as vias onde existe o maior número de denúncias referente à perturbação do sossego público. Vamos continuar com a iniciativa para evitar que ocorram acidentes, principalmente no que se refere à embriaguez ao volante”, afirmou o superintendente.
Nesta ação, foram abordados dois veículos com o licenciamento vencido, sendo que foi oferecida a opção para pagamento dos débitos através do app bancário, como prevê a Lei Estadual 55.514/2020, denominado Veículo Legal e regulamento pelo Decreto 55.735/2021, em que os dois optaram pelo pagamento no local, não sendo aplicada a medida administrativa de remoção.
Ainda, um condutor de motocicleta fugiu da abordagem, sendo autuado nos artigos 170 (dirigir ameaçando pedestres) e 210 (transpor bloqueio de segurança pública), tendo sido lavrado um Boletim de Ocorrência pela Brigada Militar, por colocar em risco a integridade física de um agente de trânsito.
Participaram da ação, agentes de trânsito (CTMU), Guarda Municipal (GM), Brigada Militar (BM) e Polícia Civil (PC).
Secretaria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria