A Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, realizou mais uma Operação Balada Segura e abordou 161 veículos entre o final da tarde e o início da noite deste domingo (11). As equipes montaram as barreiras em trechos de ambos os sentidos da Avenida Hélvio Basso, no Bairro Uglione. Do total dos veículos abordados, 37 foram autuados por irregularidades.
De acordo com o superintendente de Trânsito, Alexandre Brondani Carvalho, o que chamou a atenção durante as abordagens foi o alto índice de irregularidades constatadas em veículos. Das 37 autuações, as infrações mais incidentes foram: veículos com defeito no sistema de iluminação, veículos com equipamentos obrigatórios, estando estes ineficientes ou inoperantes, veículos com o licenciamento vencido, e também, alguns motoristas trafegavam sem o uso do cinto de segurança.
“Salientamos a importância dos motoristas estarem sempre com os veículos em condições de trafegabilidade, por questão de segurança de quem está utilizando o veículo e para os demais usuários da via”, destaca o superintendente Brondani.
Nesta ação, também foram autuados três veículos com o licenciamento vencido, sendo que foi oferecida a opção para pagamento dos débitos através do aplicativo bancário como prevê a Lei Estadual 55.514/2020 denominado Veículo Legal e regulamento pelo Decreto 55.735/2021, onde os três motoristas optaram pelo pagamento no local, não sendo aplicada a medida administrativa de remoção.
Na Balada Segura, um veículo foi removido por estar com equipamentos obrigatórios ineficientes. Ainda, foi constatado um condutor dirigindo com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vencida há mais de 30 dias, sendo aplicada as penalidades conforme Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
A Operação Balada Segura deste domingo foi realizada com a participação de agentes da Coordenadoria de Trânsito e Mobilidade Urbana (CTMU), e apoio da Guarda Municipal e da Brigada Militar.
Dados da Operação:
Veículos abordados: 161
Total de autuações: 37
Testes etilômetro: 161
Veículos removidos: 1
Fonte: PMSM