A divulgação de uma nota técnica orientando as escolas do Rio Grande do Sul a respeito do uso de máscaras por crianças de até 11 anos não deve ocorrer nesta terça-feira (1°), conforme havia sido informado pela Secretaria Estadual da Saúde (SES). A previsão é de que o parecer com esclarecimentos saia até o fim da semana.
Desde que o governo do Estado emitiu um decreto desobrigando as crianças de seis a 11 anos a utilizarem a máscara em espaços públicos, no último sábado (26), existe uma expectativa para entender como as escolas devem agir. Até então, a regra exigia que todo aluno comparecesse à sala de aula devidamente protegido com o acessório, com exceção dos menores de três anos.
Segundo a epidemiologista Cynthia Molina Bastos, diretora do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS), a nota técnica orientando as escolas deve ressaltar a importância do uso da máscara pelos estudantes, mesmo que o governo tenha flexibilizado seu uso. Segundo ela, a intenção do decreto é abrir uma brecha para os casos de alunos que com dificuldade de aprendizado por causa do acessório.
Informações: GZH