Papa Francisco passa por três horas de cirurgia no intestino 'sem complicações', diz Vaticano
O papa Francisco, de 86 anos, passou por uma cirurgia no intestino na tarde desta quarta-feira (7), no hospital Gemelli, em Roma, informou o Vaticano em um comunicado. A operação durou 3 horas e não houve complicações.
A expectativa é que o pontífice fique internado por alguns dias.
O comunicado do Vaticano informou que a operação foi necessária para reparar uma laparocele, uma hérnia que às vezes se forma sobre uma cicatriz geralmente resultante de uma cirurgia anterior. Também pode ser causada por obesidade, idade ou fraqueza dos músculos da parede.
A equipe médica do hospital decidiu nos últimos dias que a cirurgia - que será realizada sob anestesia geral - é necessária porque a condição estava causando oclusões intestinais dolorosas.
A cirurgia a que ele será submetido, para fechar a hérnia e recolocar órgãos que tenham se movido, é considerada de pouca complexidade, mas pode ser um pouco dificultada conforme a idade do paciente.
O papa tem duas viagens próximas agendadas: para Portugal, no início de agosto, e para a Mongólia, no fim do mesmo mês. Até a última atualização desta notícia, o Vaticano não havia informado se ele terá de cancelar as viagens.
Francisco chegou ao hospital as 11h30 de Roma (6h30 de Brasília) desta quarta. No dia anterior, ele havia sido submetido a uma bateria de exames no mesmo hospital.
No final de março, o papa foi internado para tratar uma infecção respiratória. O porta-voz do Vaticano, Matteo Bruni, a princípio anunciou que Francisco iria fazer exames de rotina, marcados anteriormente (relembre), mas ele acabou ficando no hospital por alguns dias.
Depois, o porta-voz disse que o pontífice tinha recebido um diagnóstico de infecção respiratória. Bruni revelou que, à época, Francisco já vinha sentindo muito cansaço.
Foi a segunda vez que Francisco ficou internado no Hospital Gemelli. Na primeira, em julho de 2021, foi operado de diverticulite.
Na terça-feira, segundo o Vaticano, Francisco foi submetido a exames de sangue, e a primeira tomografia do pulmão não teria revelou nada de alarmante.
Compratilhar notícia