Santa Maria já se prepara para celebrar o maior evento religioso do Interior e um dos maiores do Estado, que é a 79ª Romaria da Medianeira, que ocorre nos dias 5 e 6 de novembro. Neste ano, o tema é “Medianeira da Graça: Educadora da Paz”, que tem por objetivo evidenciar uma educação humanista, integral e suplicar a paz para o Brasil e o mundo. A Romaria tem apoio da Prefeitura por meio da integração de todas as secretarias.
O padre Cristiano Quatrin, reitor do Santuário-Basílica, reforça que o tema deste ano surgiu devido à Igreja Católica estar trabalhando a Campanha da Fraternidade sobre a Educação, e faz um convite para que os fiéis participem desta importante demonstração de fé que é a Romaria.
“A Romaria Estadual da Medianeira de Todas as Graças é sobre a mãe que derrama todas as graças sobre nós. Ela é mãe educadora para a paz. Queremos dar um enfoque muito forte neste ano em duas dimensões: espiritualidade e hospitalidade. Sendo que as duas andam juntas. Rezar bem e fazer a experiência com Deus é o convite para esta Romaria. Para isto, é preciso ser hospitaleiro, acolher bem e estar em comunidade. Maria é a grande educadora, e também temos a necessidade de pedir e rezar pela paz. Queremos proporcionar durante a Romaria momentos de muita profundidade, de oração e de encontro, pois é tempo de agradecer pela vida, por estarmos retomando esta caminhada, depois de dois anos de pandemia. Teremos muitas novidades, serão dois dias com atrações antes e durante a Romaria, com vários momentos que queremos integrar a cultura, a formação integral da pessoa, a questão da espiritualidade - da pessoa estar no centro da realidade”, explica o padre Cristiano.
Desde esta terça-feira (25), equipes da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos trabalham ao longo do Parque da Medianeira fazendo, primeiramente, o corte de grama. Os serviços seguem nesta quarta-feira (26).
NOVO FORMATO
A Prefeitura é apoiadora da 79ª Romaria da Medianeira que, neste ano, ocorre em novo formato, em dois dias, 5 e 6 de novembro, com a tradicional procissão no domingo. O evento foi pensado de forma a trazer os jovens e as famílias, independentemente de credo, para as Aldeias da Hospitalidade, uma quermesse com três espaços que vão contar com estrutura para apresentações culturais, para crianças e praças de alimentação, permanecendo abertas ao público no sábado e no domingo. As Aldeias, Hospitalidade, Paz e Fé vão receber apresentações artísticas das 13h às 17h.
A abertura oficial da Romaria será no sábado, 5 de novembro, às 10h, com a apresentação da Banda da Brigada Militar. O dia se encerra com uma apresentação da Orquestra Sinfônica de Santa Maria no Altar Monumento, com o Concerto para Maria, que será seguido por uma procissão luminosa no Parque da Medianeira. No site da Arquidiocese há um link para inscrição de voluntários para comporem a equipe da Romaria, os canais para informações sobre as atividades são os telefones (55) 9 9949-5433 (Patric) e (55) 99660-4816 (Raul).
Já no domingo, 6 de novembro, na Catedral Metropolitana, na Avenida Rio Branco, os trabalhos que antecedem a procissão se iniciam às 5h com a Santa Missa da Alvorada. A procissão parte da Catedral, às 8h30min. As missas começam a ser celebradas a partir das 10h, ocorrendo de hora em hora, até as 18h.
A tradicional feira de doces da Romaria se inicia em 28 de outubro, no Parque da Medianeira, e se encerra junto com a Romaria no domingo (6).
SERVIÇO
O quê: 79ª Romaria da Medianeira
Quando: 5 e 6 de novembro
Tema: “Medianeira da Graça: Educadora da Paz”
*Informações: Prefeitura Municipal de Santa Maria
Foto Destaque: João Alves