A Polícia Civil investiga o furto do badalo do sino da Igreja do Bom Fim, em Santa Maria, na Região Central do estado. O crime aconteceu na madrugada de sexta-feira (22) e foi constatado na manhã desta segunda (25).
O sino quase centenário foi construído em 1924.
Imagens de câmeras de segurança, disponibilizadas pela paróquia, mostram o suspeito deixando o local. Ele entrou pelo pátio lateral da igreja, subiu na estrutura onde o sino está instalado e levou a peça. A Polícia analisa as imagens para tentar identificar o homem.
O suspeito também levou fios de cobre, e quebrou telhas do local, ao subirem no telhado. Com a chuva registrada em Santa Maria no domingo, a sacristia ficou alagada e molhou peças de madeira. Segundo a delegada responsável pelo inquérito, Carla Dolores de Castro Almeida, a polícia investiga o caso como furto qualificado, uma vez que o assaltante precisou transpor obstáculo para realizar o crime.
"O sino tem importância pra comunidade, porque é um aviso que a igreja dá aos seus fieis que está próximo do inicio da santa missa. É triste. A gente fica parece que perdido. Invadido, na verdade", diz o pároco da Paróquia do Bom Fim, Gilberto Luz.
A Paróquia agora irá juntar o dinheiro para consertar todos os estragos e substituir a peça do sino. Até lá, o som que antecipa as missas não vai soar.
Informações: G1 RS
Foto destaque: Reprodução/G1 RS