O quarto candidato mais votado ao Parlamento, com 2.604 votos, vereador Werner Rempel (PCdoB), protocolou um requerimento solicitando o seu afastamento da Casa durante o mês de maio. Neste período, quem assume é a primeira suplente do PCdoB, Maria Rita Py Dutra, a sétima candidata mais votada com 2.051 votos que só não conquistou uma vaga por critérios de proporcionalidade.
Werner Rempel salientou em sua manifestação durante sessão plenária realizada na última quinta feira (29), que o mandato não é exclusivamente seu e sim do Partido Comunista do Brasil. Segundo o vereador essa decisão foi uma tratativa realizada durante a campanha, onde o candidato que atingisse o nível de votos para a suplência, participaria em forma de rodízio nos 4 anos de mandato. A decisão não vale apenas para a vaga de vereador e suplente, pois a assessoria de gabinete do parlamentar, também foi escolhida em conjunto com o partido.
A Representação das Sete Mulheres em 2021
Com a chegada da Professora Maria Rita e também da Pastora Lorena que assume no lugar de Juliano Soares (PSDB) que sai para integrar o governo Pozzobom, a câmara será contemplada pela primeira vez na história, com uma legislação de sete parlamentares mulheres.
São elas:
Marina Callegaro (PT)
Anita Costa Beber (PP)
Roberta Leitão (PP)
Prof Luci Tia da Moto (PDT)
Maria Rita Py Dutra (PCdoB)
Pastora Lorena (PSDB)
Helen Cabral (PT)
Suplências
Vale ressaltar que a Vereadora Helen Cabral assumiu a vaga em função do afastamento de Valdir Oliveira estar hospitalizado em decorrência da covid-19. Pastora Lorena assume o lugar de Juliano Soares que sai para integrar a equipe do Executivo como Secretário de Habitação e Regularização Fundiária. E por fim a Professora Maria Rita Py Dutra que assume o posto de Werner Rempel durante o mês de maio, em virtude de um acordo firmado em campanha pelo PCdob que norteará o mandato de 4 anos de forma escalonada entre o vereador e o suplente.