O curso de Administração e Tecnologia em Gestão Comercial da Faculdade Integrada de Santa Maria (FISMA), através do projeto de Pesquisa – Tendências de Consumo em datas comemorativas desenvolveram uma consulta de intenções de compras para analisar as intenções de compras para o NATAL 2019.
A pesquisa foi desenvolvida no município, no período de 06 de novembro de 2019 a 06 de dezembro, em 5 bairros diferentes da cidade, entrevistando 370 pessoas. A amostra foi baseada em um nível de confiança de 97%.
A pesquisa buscou identificar as intenções de compras do consumidor para presentear no Natal de 2019, mapear as características dos presentes e investigar os fatores que influenciam na escolha dos presentes.
Seguindo a linha de consumo, os entrevistados indicaram o valor que pretendem investir na aquisição de suas compras. Para 54,4% deles, o ticket médio de compras por item adquirido é de R$ 109,5, com um aumento de 29,13% em relação ao ano de 2018.
Na
avaliação do presidente do SPC Brasil, Roque Pellizzaro Junior, considerando
somente a aquisição de presentes natalinos, a injeção de dinheiro na economia deverá
ser da ordem R$ 60 bilhões no comércio e no setor de serviços, a
cifra é próxima à soma do movimento estimado em datas como Dia das Mães, Dia
dos Pais, Dia dos Namorados e Dia das Crianças deste ano, o que ajuda a ter uma
ideia da magnitude da importância do Natal para a economia do país.
Em Santa Maria, as opções de compras natalinas, são por ordem:
vestuários • 53,4%
Brinquedos • 23,5%
Calçados • 11,2%
Nestes itens, houve um acréscimo de intenção em relação a preferência por Vestuários (39,01% em 2018) e Brinquedos (19,31% em 2018), sendo que a terceira passa a ser por calçados, substituindo os perfumes em 2018.
Neste ano, o pagamento à vista será o meio mais utilizado pela maioria dos entrevistados ouvidos (54,7%), seja em dinheiro (58%) ou no cartão de débito (39,2%), índice semelhante a 2018 que foi de 54,04%. Os que vão se utilizar de alguma modalidade de crédito somam 45,3% dos compradores, sendo que o cartão de crédito parcelado lidera, com 74,6%% de menções, seguido do crediário da loja com 13,7%.
A pesquisa diversificou e buscou identificar entre os entrevistados, quais os ítens que não poderão faltar nas festas de final de ano em 2019. O Tradicional churrasco, preferência do povo gaúcho, destacou-se com 41,7%, seguido das Espumantes com 24,9% das opções.
Fonte: Pesquisa – Tendências de Consumo em datas comemorativas - FISMA.
Fotos e Entrevistas: Jornalista Karohelen Dias- Rádio Medianeira FM.