Na manhã desta quarta-feira (10) a Polícia Civil do Rio Grande do Sul, através da Delegacia de Proteção ao Idoso e Combate à Intolerância (DPICOI) de Santa Maria, coordenada pela Delegada de Polícia Débora Dias, desencadeou a Operação Tricksters.
Na Operação foram cumpridos 23 ordens judiciais, sendo 15 mandados de busca e apreensão e 07 mandados de prisão, todos no Estado de São Paulo, nas cidades de São Paulo, Ilha Comprida e Pariquera-Açu.
Foram presas cinco pessoas, sendo quatro homens com idades de 22, 22, 26 e 39 anos e uma mulher com 32 anos de idade.
Os presos foram localizados nos Bairros Limão e Vila Maria Luiza na cidade de São Paulo/SP e na cidade de Cajamar, interior de SP.
Foram apreendidos 3 telefones celulares, 24 cartões bancários, duas máquinas de cartão, duas CPUs e dinheiro.
Ticksters, é o nome alusivo ao significado da palavra que é "trapaceiros".
A investigação refere-se ao crime de estelionato na modalidade “golpe do cartão clonado”, onde os golpistas ligam ou mandam mensagem "SMS" para o telefone da vítima, fazendo-se passar por funcionário do banco, passando então a informação de que compras indevidas estão sendo realizadas ou que a conta teria sido "invadida", que foi o caso da vítima de Santa Maria/RS.
A partir daí os golpistas induzem a vítima a baixar o aplicativo "anydesk", informando que seria um antivírus, mas na verdade trata-se de um aplicativo que autoriza o acesso remoto ao celular da vítima e, consequente ao aplicativo do banco.
Assim, os golpistas passam a fazer transferências bancárias e empréstimos.
A vítima em questão nesta investigação, possui 64 anos de idade e teve um prejuízo aproximado de R$ 192.000,00.
A data do fato foi em 01/04/2022, quando começaram as ligações para a vítima. Foram aproximadamente 10 meses de investigação pela DPICOI/Santa Maria.
A ação contou com 11 policiais civis do Rio Grande do Sul e 24 de São Paulo com o apoio logístico e operacional da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, através do Projeto M.O.S.A.I.C.O., viabilizando o trabalho integrado entre as Polícias Civis dos Estados do Rio Grande do Sul e São Paulo (DOPE/SP), no enfrentamento à associação criminosa voltada a prática do crime de Estelionato.
Texto e fotos: Polícia Civil