Nesta quinta-feira (26), a Polícia Civil deflagrou a Operação Truck. Com investigação desenvolvida pela Delegacia de Polícia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) de Santa Maria, o objetivo da operação é desarticular grupo criminoso voltado para o enriquecimento ilícito através de crimes de furto de caminhões, desmanche, estelionatos e extorsões.
Aproximadamente 300 policiais civis cumpriram 81 ordens judiciais nas cidades de Novo Hamburgo, São Leopoldo, Canoas, Londrina/PR, Rolândia/PR e Ibiporã/PR, entre mandados de busca e apreensão e de prisão preventiva.
Até o momento, 18 pessoas foram presas, sendo 10 presos preventivamente no estado do Rio Grande do Sul, 03 presos preventivamente no estado do Paraná e 03 presos em flagrante por tráfico de entorpecentes no RS.
Drogas, munições, celulares, rádio comunicador, balança de precisão, equipamento bloqueador de sinal (Jammer) e decalques pra falsificar chassi foram apreendidos.
Segundo o Delegado André Diefenbach, titular da Draco/Santa Maria, durante a investigação iniciada em outubro de 2023, apurou-se que os investigados integram um grupo criminoso especializado no furto de caminhões, adulteração de componentes automotores, receptação, extorsões, estelionato e lavagem de capitais: “Por intermédio da investigação especializada, materializada por análises telemáticas, interceptações e diligências policiais, foi possível identificar 28 criminosos interligados e associados criminalmente”, explicou Diefenbach.
Um dos alvos da ação é uma das lideranças do grupo, tendo atuação de destaque na tomada de decisão da organização criminosa, juntamente com seus irmãos, possuindo inúmeros antecedentes criminais, com indiciamentos por tráfico de drogas, roubo, posse de arma de fogo, furto e receptação.
Fonte e foto: Polícia Civil