Na manhã desta sexta-feira (11) a Polícia Civil deflagrou a Operação Dominus, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa de Santa Maria e região central do Estado, com ligação a uma facção do Vale dos Sinos. Foram seis meses de investigação e os crimes investigados são organização criminosa, tráfico de drogas, associação para o tráfico de drogas, financiamento do tráfico, roubo, furto, posse e porte ilegal de arma de fogo de uso permitido e restrito, além de corrupção de menor.
Na ação de hoje o objetivo é prender os principais líderes do grupo criminoso, bem como seus principais aliados e operadores financeiros. Por essa razão o nome da Operação ). A operação ainda tem como meta atingir a organização financeiramente, com bloqueio e sequestro de bens e valores.
Aproximadamente 200 policiais estão cumprindo 48 mandados de prisão temporária, 28 mandados de busca e apreensão, 11 bloqueios de contas bancárias nas cidades de Santa Maria, Mata e Dilermando de Aguiar.
Durante o período de investigação, iniciada em dezembro de 2020, 10 pessoas foram presas por tráfico e associação pra o tráfico de drogas, uma adolescente foi apreendida em flagrante três vezes por tráfico de drogas e posse ilegal de arma de fogo de uso permitido. Ainda neste período foram apreendidas 16 armas, mais de 500 munições de diversos calibres, drogas (maconha, cocaína e crack), um veículo e quase 10 mil reais em dinheiro.
Também houve 20 representações de interceptação telefônica, 8 quebras de sigilo telefônicos/dados telemáticos e 4 quebras de sigilo bancário.
A operação tem o apoio da Base Aérea de Santa Maria, PRF, SUSEPE, Prefeitura de Santa Maria e IGP.
Maiores informações podem ser verificadas com a Draco/Santa Maria, delegada Alessandra Padula.