A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quarta-feira (2) a Operação Preço da Democracia, com o objetivo de investigar possível crime de corrupção eleitoral praticado nas eleições municipais de 2024.
Durante a ação policial, foi cumprido um mandado de busca e apreensão na cidade de Itaara, expedido pela Justiça Eleitoral, tendo como alvo um homem que teria oferecido a venda de votos de 20 pessoas, na média de R$ 500 a R$ 1.000 para cada uma. A medida tem por finalidade angariar novos elementos de prova sobre o suposto crime cometido, buscando identificar se houve outros envolvidos.
A investigação teve início a partir da denúncia de um dos candidatos que não teria aceitado a oferta. Ressalta-se que a mera solicitação de dinheiro para dar voto em determinado candidato já constitui o crime previsto no Código Eleitoral, ainda que a oferta não seja aceita.
Em eleições municipais, onde a diferença de votos entre candidatos pode ser mínima, a compra e venda de votos tem um impacto ainda maior, podendo distorcer significativamente o resultado das eleições e a representatividade da vontade popular.
Fonte e foto: Polícia Federal
Pressione ESC para fechar
