Na tarde desta quarta-feira 26, o Prefeito Jorge Pozzobom (PSDB) junto da Secretária de Educação do Município Lúcia Madruga, anunciaram através de um vídeo nas redes sociais, a vacinação de professores da Educação Infantil de Santa Maria.
No vídeo Pozzobom relata que o início da imunização será na próxima semana, sem divulgar muitos detalhes.
A vacinação é um dos assuntos mais discutidos que preocupa e mobiliza a categoria de professores, que estão em greve ambiental devido a gravidade da pandemia. E seguem os trabalhos como desde o princípio de forma remota.
Confira a informação publicada no site da prefeitura no início da noite desta quarta-feira (26):
Passados pouco mais de quatro meses da Campanha de Vacinação contra a Covid-19 em Santa Maria, já é possível avançar na aplicação de doses em integrantes de grupos prioritários, conforme o Plano Nacional de Imunização (PNI). A partir de um planejamento do quantitativo e com ações previstas até o próximo sábado (29), o Município projeta vacinar professores e trabalhadores da Educação Infantil, além de pessoas em situação de rua e população privada de liberdade. As ações estão previstas para a próxima semana, com datas a serem anunciadas nos canais oficiais de comunicação.
A possibilidade de vacinar professores e trabalhadores da Educação Infantil, que somam cerca de mil pessoas das redes pública e privada, é amparada pelo Ministério Público e pela Secretaria Estadual da Saúde. Isso se dá em função de as pessoas com comorbidades e com deficiência permanente já estarem sendo contempladas com a vacina em Santa Maria. Confira aqui o quantitativo de pessoas já imunizadas.
Para a vacinação de professores e trabalhadores da Educação Infantil, bem como para as pessoas em situação de rua e para a população privada de liberdade, serão usadas doses a serem enviadas pelo Estado ao Município até esta sexta-feira (28).
Novas ações
Duas iniciativas foram incluídas na Agenda de Vacinação. Nesta quinta-feira (27), sobreviventes da boate Kiss que apresentem comorbidade ou deficiência permanente receberão a primeira dose contra a Covid-19. A ação ocorrerá na UBS Wilson Paulo Noal, no Bairro Camobi, conforme agendamento prévio. Já no sábado, segue a vacinação para pessoas com doença permanente, com faixa etária menor, além de doentes crônicos.