No sentido de reforçar a importância de haver uma constante entrega de doses da vacina contra a Covid-19, o prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobom (PSDB), foi recebido pelo governador de São Paulo, João Doria (PSDB). O encontro, que ocorreu no começo da tarde desta segunda-feira (15), no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo (SP), foi justamente no dia em que o Instituto Butantan, que tem sede na capital paulista, entregou 3,3 milhões de doses da Coronavac ao Ministério da Saúde. O governador de São Paulo e o prefeito de Santa Maria trataram da necessidade de os municípios comprarem vacinas.
“Demonstramos todos os nossos esforços na aquisição de vacinas e explicamos que Santa Maria aderiu aos consórcios da Frente Nacional dos Municípios e da Famurs. A compra direta ainda não está autorizada, mas nem por isso estamos de braços cruzados. Temos condições de contribuir financeiramente, contando ainda com a iniciativa privada e com o apoio de instituições como o Ministério Público. Neste momento, o melhor caminho é a união em nome das doses que trazem esperança”, declarou o prefeito Jorge Pozzobom.
Das 3,3 milhões de doses fabricadas pelo Instituto Butantan e destinadas ao Ministério da Saúde, 22,6% ficam com o estado de São Paulo. Uma vez essa produção se tornando realidade, a intenção de Santa Maria se dá na possibilidade de compra direta com o Instituto. A previsão é que, até o final deste mês, o Butantan entregue ao país o total de 22,7 milhões de doses. O Butantan afirma, ainda, que pretende enviar outras 54 milhões de doses para vacinação dos brasileiros até 30 de agosto, totalizando 100 milhões de unidades.
Superintendência de Comunicação
Prefeitura de Santa Maria