Rádio Medianeira, a melhor rádio da cidade!

Prefeitura cadastra 269 moradores e mapeia área de risco de inundação em Arroio Grande

  • Central de Jornalismo Sistema Medianeira de Rádios
  • 01/07/2026

A Prefeitura de Santa Maria realizou uma força-tarefa no distrito de Arroio Grande para mapear áreas suscetíveis a inundações e cadastrar moradores da região. A ação, coordenada pela Secretaria de Resiliência Climática e Relações Comunitárias, identificou 97 imóveis e cadastrou 269 pessoas nos últimos dias.

O trabalho foi concentrado nas proximidades de rios e afluentes e tem como objetivo aprimorar o planejamento da Defesa Civil e fortalecer a preparação da comunidade para possíveis eventos climáticos extremos.

Levantamento inclui imóveis, moradores e animais

Além do cadastro dos moradores, a equipe identificou 14 pessoas com deficiência e registrou 506 animais de estimação, entre cães, aves e gatos. As informações serão utilizadas no planejamento de evacuações e da estrutura de abrigos temporários em situações de emergência.

Do total de imóveis cadastrados, 89 são ocupados por moradores fixos e outros oito pertencem a locatários, chacreiros ou caseiros. O levantamento também apontou que 31 famílias estão inscritas no Cadastro Único.

Drones e georreferenciamento

A força-tarefa contou com uma equipe multidisciplinar formada por agentes da Defesa Civil, geólogo, engenheiro florestal e assistente social.

Durante o trabalho, drones foram utilizados para produzir imagens aéreas e realizar o georreferenciamento dos imóveis. O levantamento permitirá ao Município delimitar áreas sujeitas a alagamentos, além de definir locais para instalação de postos de comando, abrigos temporários e pontos de descarte de resíduos em caso de desastre.

Plano de prevenção

Segundo a Prefeitura, os dados servirão de base para a elaboração de um plano de contingência específico para o distrito, incluindo a criação de sistemas de alerta, mapa de risco, monitoramento do nível dos rios e implantação do Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil (NUPDEC).

A proposta é ampliar esse modelo para outras áreas urbanas e rurais do município consideradas vulneráveis a eventos climáticos.

Cadastro continua disponível

Moradores de Arroio Grande que não participaram do mutirão ainda podem realizar o cadastro na Secretaria de Resiliência Climática e Relações Comunitárias, no Centro Administrativo Municipal. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h ao meio-dia e das 13h às 17h.

 

Fonte e foto: Prefeitura de Santa Maria


Compartilhar notícia

Baixe o nosso app: