A Prefeitura, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, acompanha a conclusão da substituição das lâmpadas tradicionais, em fase de testes, por lâmpadas LED no Município. O início do serviço começou no início de setembro deste ano. Uma equipe trabalhou retirando o soquete e a cúpula de metal que sustenta a lâmpada comum e instalando a iluminação LED.
Nesta primeira etapa, foram colocadas cerca de 500 lâmpadas LED, com potência de 80 watts e de 120 watts nas seguintes vias: Avenida Presidente Vargas, nas ruas Pinheiro Machado e José Bonifácio, que incluem os bairros Patronato, Nossa Senhora de Fátima e Centro; Avenida Alcides Roth, no Bairro Juscelino Kubitschek; Rua Manoel Mallmann Filho, no Bairro Nova Santa Marta; Avenida Paulo Lauda e Rua Maranhão, no Bairro Pinheiro Machado.
Atualmente, ocorre a tramitação de entrega de documentos e a atualização da base de cadastro que é realizada pela vencedora da licitação da Parceria Público-Privada (PPP) da Iluminação Pública, do Consórcio IP Santa Maria. Nos próximos meses, se dará início à manutenção e à modernização em vias urbanas e do Interior de Santa Maria. Ao todo, 28 mil pontos da área urbana e do Interior receberão a nova tecnologia.
PPP da Iluminação Pública
A Prefeitura homologou em 15 de agosto a proposta vencedora da licitação da Parceria Público-Privada (PPP) da Iluminação Pública, do Consórcio IP Santa Maria, que apresentou o menor valor de contraprestação mensal (R$ 762.734,38) no leilão na bolsa de valores B3, em São Paulo, em 19 de julho. Dez dias depois, representantes do consórcio estiveram no Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) de Santa Maria para ouvir as principais demandas do Executivo Municipal quanto à execução dos serviços.
A PPP prevê 24 anos de concessão, bem como a manutenção e a ampliação da rede existente, com um investimento de cerca de R$ 219 milhões na modernização de 28 mil pontos de luz para a tecnologia LED.
O novo sistema de iluminação - que vai ser implementado no Centro, nos bairros, nas vilas e no Interior -, é a materialização do comprometimento do governo municipal em promover mais desenvolvimento para Santa Maria. Com as lâmpadas de LED, a cidade terá iluminação mais eficiente, mais econômica e com menos danos ao meio ambiente, já que a tecnologia reduz a emissão de gás carbônico. A consequência é uma cidade mais segura, pois, com mais luminosidade, a tendência é de queda na criminalidade, e melhoria na qualidade de vida da população.
A modelagem da PPP foi executada pelo Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), concluída com êxito após um trabalho de estruturação de quase dois anos.
Fonte: Prefeitura de Santa Maria
Fotos: João Vilnei