A Prefeitura, por meio das secretarias de Meio Ambiente e de Mobilidade Urbana, realiza a microchipagem de equinos das 14h às 17h desta sexta-feira (27), no Alto da Boa Vista, no terreno em frente à Creche Sinos de Belém, na Região Oeste. Em 13 de agosto a pasta retomou as ações de microchipagem após uma pausa devido à pandemia. Para participar, os proprietários dos animais devem levar seu documento de identidade e comprovante de residência. Em caso de chuva, a ação será transferida para outra data. O uso de máscara de proteção facial de forma correta é obrigatório.
“Nós vamos microchipar cavalos-carroceiros no Bairro Nova Santa Marta. Este é um passo importante, porque a identificação eletrônica destes animais está prevista em lei e será devidamente cobrada de donos dos equinos em tempo adequado”, explica o superintendente de Bem-Estar Animal da Prefeitura de Santa Maria, o médico-veterinário do Município, Alexandre Caetano.
A microchipagem de equinos começou ainda em 2019 no Município para incentivar a posse responsável dos animais. Através da tecnologia, é possível, com a utilização de um aparelho leitor, identificar quem é o proprietário do animal. A inovação auxilia em eventuais ocorrências de furto ou acidentes que envolvem algum animal, por exemplo.
A estimativa é que ainda existam 1,4 mil cavalos de carroças — que são o principal alvo das ações — para serem microchipados em Santa Maria. A microchipagem tem o apoio da Secretaria de Mobilidade Urbana e da Secretaria de Desenvolvimento Social.
MICROCHIPAGEM DE EQUINOS
Quando – Sexta-feira (27), das 14h às 17h
Onde – Terreno em frente à Creche Sinos de Belém, no Alto da Boa Vista, na Região Oeste
Quanto – ação gratuita
*Em caso de chuva, a ação será transferida para outra data
Informações e foto destaque: Prefeitura de Santa Maria