Devido às baixas temperaturas registradas em Santa Maria nos primeiros dias de inverno, a Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, voltou a conversar com os moradores em situação de rua que permaneciam junto ao prédio da antiga Reitoria da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), na Rua Floriano Peixoto, no Centro. Entre a noite de domingo (27) e a tarde desta segunda-feira (28), 10 pessoas que estavam no local foram encaminhadas para as duas casas de passagem que mantêm convênio com o Município, e uma outra foi levada para o Pronto-Atendimento (PA) do Bairro Patronato para passar por avaliações médicas.
A Prefeitura também fez a limpeza do espaço, descartando objetos que não tinham mais utilidade para as pessoas que ali estavam. Foram recolhidos itens como restos de comida, pratos e forros de camas improvisadas.
“Explicamos para eles que não era digno ficar naquele lugar, ainda mais neste frio, já que temos as nossas casas de passagem, que oferecem alimentação e banho, entre outros serviços. Também fizemos um acordo com os moradores para que eles separassem os objetos que gostariam de guardar para que pudéssemos descartar o restante e limpar a área”, explica o secretário Desenvolvimento Social, João Chaves, que participou diretamente da conversa com os desabrigados tanto na noite de domingo (27) quanto na tarde desta segunda-feira (28).
Busca ativa
O secretário João Chaves também ressalta que, desde que as primeiras pessoas começaram a se alojar em frente à antiga Reitoria, a Prefeitura tentou convencê-las a deixar o local e ir para as casas de passagem. Porém, em um primeiro momento, houve resistência por parte da maioria.
Com a parceria do projeto Acolher com o Coração, a equipe da Secretaria de Desenvolvimento Social buscou novamente o contato com os moradores em situação de rua na noite de domingo (27), quando alguns deles já foram para as casas de passagem. Na ocasião, ficou combinado que, no início da tarde desta segunda-feira (28), os servidores voltariam a conversar com o grupo para fazer o encaminhamento de quem mais tivesse interesse em usufruir dos serviços prestados pela Prefeitura.
A ação contou com o apoio da Guarda Municipal, de psicólogos e assistentes sociais do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e das equipes das casas de passagem Mundo Novo e Maria Madalena. O projeto UFSM nas Ruas: Mais Portas, Menos Muros, vinculado ao Observatório de Direitos Humanos da Pró-Reitoria de Extensão da universidade, também participou.
“Além do frio, o prédio está sendo reformado, então, também não há segurança para eles ficarem ali. Foram feitas várias intervenções pela Secretaria de Desenvolvimento Social, mas os moradores resistiram bastante. Alguns alegavam até não querer abandonar os cachorros. É comum eles se apagarem aos animais na rua. Agora, eles terão um lugar decente para dormir”, comenta a professora Amara Holanda, coordenadora do projeto UFSM nas Ruas: Mais Portas, Menos Muros.
Quatro cachorros que estavam junto aos desabrigados foram levados com eles para as casas de passagem.
Nesta terça-feira (29) pela manhã, deverá ocorrer a sanitização do espaço na frente da antiga Reitoria. O trabalho será realizado pela empresa Desinservice.
Informações: Rafael Favero/ Secretaria Extraordinária de Comunicação da Prefeitura Municipal de Santa Maria
Foto destaque: João Vilnei