Uma vistoria técnica para avaliar as próximas etapas da obra emergencial em andamento na Avenida Presidente Vargas, no Bairro Patronato, ocorreu na manhã desta sexta-feira (22). Representantes de secretarias de Santa Maria e demais profissionais estiveram no local com o objetivo de recuperar a calçada e parte da via, que tem um buraco de mais de três metros de profundidade. O trecho segue com bloqueio, fazendo com que a atenção por parte dos motoristas seja redobrada.
Durante a vistoria, o engenheiro Alan Donassollo, da empresa Maccaferri, avaliou o local onde será instalado o gabião, que é uma estrutura de contenção com pedras e arames na margem do córrego. Nos próximos dias, a Prefeitura receberá um parecer técnico e o projeto que vão informar o tamanho necessário da estrutura, além do prazo de entrega do material. Em virtude da complexidade dos serviços, não há previsão para a conclusão da obra.
O buraco se formou quando parte da via se rompeu após uma forte chuva em meados de setembro, no trecho entre a Avenida Maurício Sirotsky Sobrinho e a Rua Visconde de Mauá, no sentido Bairro-Centro. Desde o último dia 18, a empresa contratada de forma emergencial, a Brita Pinhal, fez a retirada de parte da calçada e do muro que fica na divisa com o terreno por onde escorre um córrego. Uma retroescavadeira segue o trabalho de retirada das pedras e demais materiais (terra e dejetos) do local. Após, será preparado o solo para a colocação do gabião, além de ser realizada a drenagem pluvial que ficou comprometida com a formação do buraco.
A vistoria foi acompanhada pelo prefeito Jorge Pozzobom e pelos secretários de Infraestrutura e Serviços Públicos, Wagner da Rosa; de Elaboração de Projetos e Captação de Recursos, José Antônio de Azevedo Gomes; e de Mobilidade Urbana, Orion Ponsi. Representantes da empresa Brita Pinhal, Fábio Berger e Alexandre Brasil, além da engenheira Luiza Eichelberger, também estiveram no local.
Bloqueio e desvios
O trecho com bloqueio está sinalizado para melhor orientar os motoristas. Agentes da Coordenadoria de Trânsito e Mobilidade Urbana (CTMU) monitoram o fluxo de veículos e orientam os usuários do transporte coletivo.
Durante a execução dos serviços, o trânsito no sentido Bairro-Centro está sendo desviado na contramão da Presidente Vargas, no lado oposto da avenida, no trecho entre a Maurício Sirotsky Sobrinho e a Visconde de Mauá. Já para os motoristas que trafegam no sentido Centro-Bairro, o desvio será à direita pela Rua dos Lírios, em direção à Avenida Maurício Sirotsky Sobrinho.
Outra mudança necessária foi a retirada temporária da parada de ônibus no trecho com bloqueio. Por isso, os usuários do transporte coletivo devem se deslocar até a parada que fica próxima à Rua Carlos Gomes. Ainda, o trânsito, no trecho com bloqueio entre a Avenida Maurício Sirotsky Sobrinho e a Rua Visconde de Mauá, está garantido apenas para a parte comercial, o acesso ao Colégio Antônio Alves Ramos e a Faculdade Palotina (Fapas), assim a como a entrada e saída das residências do local.
Informações e foto destaque: Prefeitura Municipal de Santa Maria