A Prefeitura de Santa Maria, por meio da Defesa Civil Municipal, informa sobre a simulação de acidente de transporte com produtos perigosos que vai ocorrer na BR-158 (Km 323), Bairro Cerrito, em frente à empresa Mecasul (antiga Veisa), das 8h ao meio-dia, nesta quinta-feira (26).
O simulado faz parte do Programa Santa Maria Resiliente, que está atualizando o Plano de Contingência e desenvolvendo os protocolos de comunicação em desastres, o plano de voluntariado e as ações de educação comunitária.
O superintendente da Defesa Civil, Adão Lemos, explica que o simulado que a ser realizado nesta quinta será o segundo do programa.
O primeiro foi um simulado de mesa no auditório do Santa Maria Tecnoparque, no dia 9 de outubro.
Lemos recorda que foi simulada a resposta a uma série extensiva de desastres que poderiam saturar e sobrecarregar os órgãos envolvidos, e também o simulado de um acidente de transporte, seguido pelos desastres meteorológicos, hidrológicos e geológicos.
“As ações crescem em complexidade e buscam validar o Plano de Contingência. O simulado tem o caráter pedagógico de identificar os processos que precisam ser aperfeiçoados, os recursos que devem ser mantidos e os que devem ser adquiridos, além de melhorar a coordenação dos órgãos e serviços”, adianta o superintendente.
Participarão desse simulado as seguintes instituições: Polícia Rodoviária Federal (PRF), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Bombeiros, 4ª Coordenadoria Regional de Saúde (4ª CRS), Instituto-Geral de Perícias (IGP), Coordenadoria de Trânsito e Mobilidade Urbana (CTMU), Guarda Municipal, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, Secretaria Municipal de Saúde, Gabinete do Prefeito e Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), entre outros órgãos institucionais.
Fonte: Prefeitura de Santa Maria
Arte: Gibran Carrazzoni