Com intuito de chamar a atenção para o combate ao trabalho infantil, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e do Programa da Erradicação do Trabalho Infantil, promove o Seminário Municipal de Enfrentamento e Combate ao Trabalho Infantil. A iniciativa ocorre nesta quinta-feira (23), das 8h30min às 17h, no auditório da Faculdade Palotina (Fapas). As inscrições são gratuitas e destinadas ao público com ações e atividades afins ao tema. Há previsão de 150 vagas e a inscrição pode ser feita até o dia do evento pelo link.
Segundo a assistente social e coordenadora do CREAS, Janaina Schimitt Procopio, o seminário foi pensado para dar mais visibilidade sobre a importância de conscientização aos danos que são causados quando crianças e adolescentes são expostos a situações de trabalho infantil.
“Nosso intuito é a troca de informações entre a rede de atendimento às crianças e adolescentes, com a contribuição dos serviços e órgãos de proteção e de direitos atuantes e engajados no enfrentamento e combate ao trabalho infantil em nosso município”, afirma.
CATAVENTOS
Também em relação ao Dia Mundial contra o Trabalho Infantil, que foi dia 12 de junho, haverá, na tarde desta segunda-feira (20), uma exposição de cataventos, símbolo do Programa de Erradicação ao Trabalho Infantil, em sinaleiras e praças do Município.
Os cataventos ficarão nos seguintes locais: na Rua Floriano Peixoto com R. Cel. Niederauer; Av. Presidente Vargas (Locomotiva); Retorno da Av. Rio Branco com a Venâncio Aires; Rua Floriano Peixoto esquina com Av. Nossa Senhora das Dores; Av.Presidente Vargas (Peruzzo); Av. Medianeira com Av Hélvio Basso; Praça Saldanha Marinho; Rua General Neto com Av. Medianeira; Alameda Buenos Aires com Av Nossa Senhora das Dores (Rótula Fórum); Faixa Velha Camobi (Peruzzo Camobi); Rua do Acampamento com Av. Nossa Senhora das Dores (Colégio Centenário); Rua Silva Jardim com Rua Euclides da Cunha.
TRABALHO INFANTIL
Segundo a coordenadora do CREAS, atualmente, o Município está estruturando junto ao CREAS a Equipe Especializada em Abordagem Social que irá desenvolver ações com planejamento e um mapeamento dos locais onde encontram-se situações de trabalho infantil, para que sejam, então, articuladas ações de construção de vínculos com as famílias e indivíduos que estão em situação de risco pessoal e social nos espaços públicos.
“A retomada das ações do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil - PETI em Santa Maria parte da realização deste seminário e articulação da rede de atendimento no município, no intuito de darmos atenção a uma demanda que aumentou consideravelmente na pandemia, que precisamos retomar e garantir que as nossas crianças e adolescentes possam se desenvolver enquanto indivíduos de maneira digna e com suas necessidades básicas atendidas”, afirma Janaina.
Para mais informações, entrar em contato com a Equipe do CREAS Santa Maria pelo telefone (55) 3921-7282 ou 99129-9183 (WhatsApp) ou e-mail [email protected].
Confira a programação do Seminário Municipal de Enfrentamento e Combate ao Trabalho Infantil
- Nesta quinta-feira (23), das 8h30min às 17h, no auditório da Faculdade Palotina (Fapas), que fica na Rua Padre Alziro Rogia, 115, Bairro Patronato
- 8h30min - Credenciamento (apresentação Projeto Social Pallotti – Grupo Tamborico)
- 9h: Mesa de Abertura
- 9h30min
Painel: Conceitos Referentes ao PETI e sua Estruturação - Diretor FAPAS – Prof. Jadir Zaro
Painel: As situações que colocam famílias, crianças e adolescentes em risco e a sua garantia de direitos - Dra. Juíza Gabriela Bobsin
Painel: A fiscalização do poder público diante das situações de trabalho infantil em nosso município - Representante do Ministério Público do Trabalho
- 10h50min: Intervalo (coffee break)
- 11h15min: A experiência de trabalho do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil- PETI, com a técnica do município de Caçapava do Sul - Daniela Motta
- 12h: Intervalo para Almoço
- 13h30: apresentação da equipe de Abordagem Social CREAS Santa Maria
- 14h: Programa de Aprendizagem. Representante do Senac Santa Maria
- 14h45min: Intervalo (coffee break)
- 15h15min: A Implementação e a operacionalização do Programa de Erradicação do Trabalho
Infantil- PETI, no estado e qual estrutura o município do porte de Santa Maria necessita para que seja efetivado o PETI. Representantes do Departamento de Assistência Social do Rio Grande do Sul/SICDHAS
- 17h: Encerramento
*Com informações da Prefeitura Municipal de Santa Maria