O prefeito Jorge Pozzobom se reuniu na tarde desta segunda-feira (31) com a coordenadora do projeto Esperança/Cooesperança, irmã Lourdes Dill, e outros representantes da Feira do Cooperativismo (Feicoop) para tratar sobre a economia solidária no Município e os rumos do evento para este ano. O prefeito agradeceu pela presença de todos e ouviu todas as demandas de irmã Lourdes e dos demais participantes da reunião.
Pozzobom salientou que a economia solidária é uma forma muito consolidada de geração de renda, de desenvolvimento social e econômico do Município e de diversas famílias. Contudo, sobre a possibilidade de realizar a Feicoop de maneira presencial neste ano, no segundo semestre, o prefeito pontuou que não é possível dar certeza.
“É um trabalho muito bonito, feito há muitos anos e por muitas mãos. Mas, precisamos manter o foco nos projetos possíveis para que possamos tirá-los do papel e continuarmos crescendo. Sobre garantirmos que a Feira do Cooperativismo será presencial, não temos como devido à pandemia. Vamos precisar fazer uma avaliação mês a mês para vermos essa possibilidade. Sei que a Feicoop é um evento grande, mas, precisamos zelar pela saúde e pela segurança de todos neste momento”, destacou o prefeito.
Comemorando o sucesso, a irmã Lourdes comentou que a Feira do Cooperativismo de 2020 foi toda online e a maior feira comercial virtual realizada no ano passado. Para a edição deste ano, ela pensou em mudar a data do evento para outubro na esperança de ele ser realizado presencialmente ou de forma híbrida.
“Em 2020, foi um evento muito bonito e a maior feira virtual registrada no ano passado. Foram 2.700 empreendimentos comercializando online a partir de um evento. Eram feirantes de todas as partes do mundo. Neste ano, nós temos a esperança de voltarmos com o evento para Centro de Referência em Economia Solidária (Dom Ivo Lorscheiter), por isso, sugerimos outubro. Mas, quem sabe, fazemos uma parte presencial e uma parte online? É claro que a saúde de todos é o mais importante agora, mas são ideias que estamos debatendo”, explica a coordenadora do Projeto Esperança/Cooesperança.
Também participaram do encontro nesta segunda-feira, o vereador Ricardo Blattes, o superintendente de Assistência Técnica da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Antoniangel Zanini; o chefe de gabinete da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Jeferson Nunes; o fiscal do Executivo Municipal Juarez Antônio Piccini; a professora Gisele Guimarães, representante da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); e os integrantes do colegiado da Feicoop José Carlos Peranconi, Claudia Machado e Begair do Carmo Flores.
Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria