O segundo encontro do Seminário Regional Movimento Pela Educação teve início na manhã desta sexta-feira (26) no município de Restinga Sêca, na região central do Rio Grande do Sul. Liderado pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Vilmar Zanchin (MDB), o evento reúne no auditório da Faculdade Antonio Meneghetti autoridades estaduais e locais, para dar continuidade aos debates com especialistas em educação. No final, documento com a síntese dos debates será entregue ao vice-governador, Gabriel Souza, que participará do evento.
Depois da execução do Hino Nacional e Rio-grandense e da exibição do vídeo do Movimento pela Educação, o presidente da Assembleia, Vilmar Zanchin, adiantou os propósitos do Legislativo em promover o debate do tema com a sociedade, uma vez que a ordenação legal da educação passa pela decisão dos parlamentares. O tema da educação é a prioridade da gestão do deputado na presidência da Assembleia. Outros sete encontros serão realizados no estado até o final do ano.
Em entrevistas para as rádios locais, antes do início do evento, Zanchin enfatizou que o ensino em tempo integral, a qualificação do Ensino Fundamental, preparando os alunos para o mercado de trabalho, a valorização do corpo docente e a educação tecnológica formam os eixos centrais do Movimento pela Educação.
No estado, apenas 3% dos alunos estão no turno integral, percentual que é de 12% no país. Adiantou que os bons exemplos em curso no país, atualmente, serão vistoriados, para conhecer as experiências de Pernambuco, que tem 60% dos alunos em escolas de tempo integral, e do Ceará, que lidera os resultados positivos no Ensino Fundamental. “Vamos conhecer as práticas dos dois estados e trazer para o RS, com as adaptações, para implementarmos e melhorar os indicadores”, salientou.
Ele também discorreu sobre a educação tecnológica, “não se faz educação sem tecnologia”, observando que no país apenas 20% dos jovens que saem do Ensino Médio conseguem acessar a universidade, o que demanda atenção para a preparação desses jovens para o mercado de trabalho.
O presidente da ALRS elogiou o perfil da região Central, em especial da 4ª Colônia, que recentemente teve o Geoparque reconhecido pela UNESCO e inserido entre outros 18 parques mundiais.
Como anfitrião, o presidente da FAMURS e prefeito de Restinga Sêca, Paulinho Salerno, reiterou a importância da educação para projetar o desenvolvimento das regiões e do estado. Disse que esse é tema do Movimento Municipalista, e que a Famurs, em parceria com o SESI, promove pesquisa para o grau de maturidade dos professores no uso das novas tecnologias aplicadas à pedagogia na sala de aula.
Também a diretora da Faculdade Antonio Meneghetti, Ana Regina Hartmann, fez uma saudação aos presentes. Logo em seguida teve início o primeiro painel da manhã.
Fonte: ALRS