Com clima típico de inverno, a estreia da segunda edição da Calourada 2023, evento promovido pela Prefeitura, foi um sucesso de público. O megaevento iniciou às 17h desta segunda-feira (7), na Gare, e ocorre até quinta-feira (10). Conforme estimativa da Guarda Municipal e da Brigada Militar, aproximadamente 12 mil pessoas passaram pela Calourada de Inverno nesta primeira noite.
Quem foi pôde prestigiar as bandas Chimarruts e Baile do Milho Verde, e curtir os sets do DJ CAPSM, DJ PC e DJ Liquinho. Tudo isso em uma área coberta de 1,2 mil m², que deu abrigo ao público em uma noite com ventos leves e mínima de 11°C.
“Sabemos que essa edição de inverno não tem o mesmo tamanho que a primeira edição, mas posso afirmar com tranquilidade que vai ter a mesma qualidade. Podemos resumir essa Calourada de Inverno em quatro palavras: amor, carinho, acolhimento e segurança. Nós não abrimos mão de acolher os nossos jovens, nossos estudantes, com amor, carinho e segurança, algo essencial para cuidar dos nossos jovens. Ninguém vai entrar aqui sem ser revistado, e temos um sistema de vigilância muito grande aqui. Quem quiser vir praticar o mal aqui, vai se dar muito mal. Aqui é lugar de amor, carinho, acolhimento e segurança pros nossos jovens”, considera o prefeito Jorge Pozzobom, presente no evento.
A diversão começou com o DJ CAPSM, que apresentou um set com muita música eletrônica e remix de músicas nacionais e internacionais.
Na sequência, quem dominou as picapes foi o DJ PC, com um set baseado na black music, com muito hip hop, funk soul e funk brasileiro. Com acesso gratuito, a estrutura deste megaevento compreende uma área total de 4 mil m², com diversos pontos de venda de bebidas e lanches, e serviços de saúde disponíveis durante as festividades.
"A Gare se consolida como um espaço para os grandes eventos de Santa Maria. Estamos agora na segunda edição da Calourada, que já é um sucesso. Com a estrutura montada para receber os jovens e eu brinco que é para os jovens de todas as idades. Tem uma senhorinha de cabelo branco ali dançando e se divertindo. Claro que a maioria é a gurizada. É uma festa saudável. Vemos que o pessoal vem aqui realmente pela diversão. Estamos aqui com as forças de segurança, então, este é um espaço controlado e com um único objetivo, que é ser uma festa segura e agradável", declara o vice-prefeito Rodrigo Decimo, presente na Calourada.
O frio passou despercebido para quem se entregou aos contagiantes ritmos do forró, xote e baião – e derivados, como o xaxado e a lambada – performados pela banda Baile do Milho Verde. Com repertório regional e brasileiro, o grupo colocou a plateia para dançar e cantar com o embalo de músicas como "Morena Tropicana", "Te Faço Um Cafuné", "Asa Branca", "Andar com Fé", “Xote da Alegria" e “Chorando Se Foi”.
O auge da noite ficou por conta da banda gaúcha de reggae, Chimarruts. Escolhida pelo público em enquete nas redes sociais, o grupo foi a atração artística mais aguardada desta primeira noite. "Vai brotar a união, guarde o amor no coração (...)", cantavam os versos da canção que abriu o show, "Deixa Chover". Fazendo jus à grande base de fãs presentes na Calourada, a banda porto-alegrense envolveu a plateia ao som de hits consagrados como "Iemanjá", "Saber Voar", "Novo Começo" e "Pra Ela".
A festa seguiu adiante com o catarinense DJ Liquinho, que veio de Tubarão (SC) para tocar em Santa Maria pela primeira vez. O DJ fechou a noite da Calourada com muito mega funk, estilo que mistura ritmo eletrônico e funk, e muito popular entre as festas universitárias catarinenses.
"Para mim, a Calourada é a cara de Santa Maria, da cidade universitária. A estrutura ficou muito legal. Eu acho que nós vamos ajustando o que precisa ser ajustado, mas está muito legal a estrutura e bonita a festa. E essa é a ideia: uma festa alegre. Tem muito trabalho por trás disso, para chegar neste primeiro dia. É uma festa que foi pensada e preparada para a galera universitária e para os calouros, mas não só eles. A Gare se mostrou um espaço propício para isso, com toda a segurança, o aparato e a organização que envolve a prefeitura e as instituições. Então, acho que é uma festa que vem para ficar. Ela se legitima como Santa Maria", afirma a secretária de Cultura, Rose Carneiro.
Com o uso de detectores de metais na entrada do evento, agentes da Guarda Municipal apreenderam tesouras, estiletes e facas. Não houve registro de ocorrências policiais durante a noite.
A equipe médica de plantão realizou um total de cinco atendimentos, sendo que três pessoas foram atendidas no local e duas foram conduzidas pela ambulância para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Casa de Saúde. Após o final do evento, um indivíduo que estava foragido do sistema prisional foi recapturado pela Brigada Militar nas imediações da Gare.
O evento é uma realização da Prefeitura de Santa Maria, do Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal de Santa Maria (DCE-UFSM), da Liga Interatléticas de Santa Maria (Lism) e do Conselho Municipal de Política Cultural de Santa Maria. A festa segue até quinta-feira (10).
É permitido a entrada de: coolers, caixas térmicas ou sacolas térmicas; e de bebidas, desde que em embalagens de plástico ou latas. Não será autorizado o ingresso na Gare com: guarda-chuva, garrafas de vidro, armas, qualquer objeto sólido, ou cortante que possa representar risco, e qualquer item ilícito. Informações sobre a segurança do evento você pode conferir aqui. Já sobre as linhas de ônibus, infraestrutura e serviços do evento você pode conferir aqui.
TRANSPORTE COLETIVO
Linha: UFSM - Gare
Horário: Das 18h às 22h
Frequência: A cada 20min
Ponto de partida: Terminal da UFSM
Itinerário: Paradas somente no Husm e no último ponto de ônibus antes da rotatória da Avenida Roraima com a RSC-287. Depois, vai direto à Gare via Faixa Nova
Observações: O ônibus poderá antecipar a partida caso atinja a lotação máxima. Das 18h às 22h, todos os ônibus da linha Universidade - Vale Machado também farão o desembarque próximo à Gare
Linha: Gare - UFSM
Horário: 23h30min até 1h30min
Frequência: A cada 20min
Ponto de partida: Avenida Rio Branco, entre as ruas Ernesto Beck e Manoel Ribas, no sentido Centro-Bairro
Itinerário: Rio Branco, Acampamento, Medianeira, Dores, Faixa Velha e Avenida Roraima
Observações: O ônibus poderá antecipar a partida caso atinja a lotação máxima.
Linha: Circular - Tancredo Neves
Horário: 23h30min até 1h30min
Frequência: A cada 20min
Ponto de partida: Avenida Rio Branco, entre as ruas Ernesto Beck e Manoel Ribas, no sentido Centro-Bairro
Itinerário: Rio Branco, Andradas, Duque de Caxias, Presidente Vargas, Walter Jobim e BR-287
Observações: O ônibus poderá antecipar a partida caso atinja a lotação máxima.
TÁXIS
O ponto de táxi ficará na Avenida Rio Branco, entre as ruas Ernesto Beck e Manoel Ribas, no sentido Bairro-Centro. As corridas terão valores diferenciados para o Centro e os bairros.
ATRAÇÕES ARTÍSTICAS DA CALOURADA DE INVERNO
Terça-feira (08/08)
• Arturzinho
• Banda Tudo Di Bom
• Laura Maciel
• DJ Zipo
• DJ Calegari
• Palma DJ
Quarta-feira (09/08)
• Yasmine Mendes
• O Jeito Delas
• Paola Matos
• Desafio das baterias da LISM
• DJ Grillo Beatz
• DJ Smith
Quinta-feira (10/08)
• Cheeba Cheeba
• Grupo Conversa
• DJ RNDMIZE
• DJ Zirta
• DJ Rack Som Show
Foto Ariéli Ziegler
Fonte Secretaria de Comunicação Prefeitura Municipal de Santa Maria