Uma comitiva da Prefeitura de Santa Maria viajou até Porto Alegre para uma reunião com o governador do Estado, Eduardo Leite, e com o comandante do Exército Brasileiro (EB), Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira. Nesta terça-feira (6), o prefeito Jorge Pozzobom apresentou os projetos que habilitam o Município a receber a nova Escola de Sargentos da instituição militar, a ESA. Santa Maria é uma das três cidades brasileiras na disputa, ao lado de Ponta Grossa, no Paraná, e Recife, em Pernambuco.
Também participaram do encontro o comandante militar do Sul, general Valério Stumpf Trindade, o comandante da 3ª Divisão de Exército, Hertz Pires do Nascimento, o chefe do Estado-Maior do Exército, Marcos Antonio Amaro dos Santos, o gerente do projeto da nova Escola de Sargentos, general Joarez Alves Pereira Junior, e a secretária de Relações Federativas e Internacionais, Ana Amélia Lemos. Da equipe do Executivo Municipal, somaram-se à comitiva o secretário municipal de Comunicação, Ramiro Guimarães, e o chefe da Casa Civil, Alexandre Lima.
Apresentação
A reunião ocorreu no final da tarde desta terça, no Palácio Piratini. Além de entregar uma maleta com todos os documentos dos projetos (veja a lista abaixo) já iniciados pela Prefeitura e pelo Estado para providenciar o necessário para a instalação da Escola de Sargentos, foram apresentados três vídeos produzidos pela Secretaria Extraordinária de Comunicação de Santa Maria. Pelo material, o general Paulo Sérgio conheceu mais detalhes sobre a cidade e o Estado e a mobilização da comunidade para receber a família militar, com carros adesivados, outdoors e balões alusivos ao tema já espalhados pelo Município. Também foi exibida uma maquete com a projeção de como seria a Escola de Sargentos depois de pronta.
"Nós demonstramos o que são Santa Maria e o Rio Grande do Sul, para que os militares tenham certeza de que Santa Maria está pronta receber a Escola de Sargentos", afirmou o prefeito Pozzobom.
Já o comandante do Exército Brasileiro disse estar impressionado com a harmonia entre os governos e a população em torno desse investimento. Um contrato de compromissos foi assinado entre as partes para oficializar o comprometimento tanto do Executivo Municipal quanto do Executivo Estadual para atender os requisitos.
"Que coisa linda ver a sociedade e os governos unidos. É um alento muito grande para nós. Como é bom ver Estado e Município engajados dessa forma no projeto", elogiou o general Paulo Sérgio.
O governador do Rio Grande do Sul endoçou as palavras do prefeito de Santa Maria e garantiu estar comprometido em empenhar esforços em busca das melhorias e adaptações necessárias.
"Pode ter certeza de que Santa Maria e o Rio Grande do Sul têm um carinho muito grande pela família militar, até pela relação íntima que temos historicamente com o Exército Brasileiro. Não faltarão esforços para que os senhores estejam seguros da decisão da escolha da cidade que receberá a nova estrutura da Escola", ressaltou Eduardo Leite ao comandante do Exército.
Essa foi a primeira visita do general Paulo Sérgio ao Rio Grande do Sul após ter assumido o cargo há cerca de dois meses e meio. Segundo ele, a divulgação de qual será a cidade escolhida para ser sede da nova Escola de Sargentos deve ocorrer a partir de agosto.
"Santa Maria é tradição militar, é a histórica capital dos blindados, e ainda é um polo estudantil, o que é muito importante", também pontuou o general Paulo Sérgio ao se referir ao Coração do Rio Grande.
Na quinta-feira (8), ele visitará as unidades militares de Santa Maria, para outras análises técnicas, e nas próximas semanas, Paulo Sérgio irá aos outros municípios que estão na disputa: Ponta Grossa (PR) e Recife (PE).
O investimento
A Escola de Sargentos, conhecida principalmente pela sigla ESA, é responsável pela formação de sargentos de carreira das armas de Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Engenharia e Comunicações do Exército, e seleciona, por concurso público, jovens de todo o Brasil. Atualmente, a ESA funciona descentralizada, com unidades em várias cidades brasileiras, incluindo a mineira Três Corações. A ideia do Exército é unificá-la em um município apenas, com estrutura totalmente moderna.
O investimento da Escola de Sargentos, de acordo com informações obtidas pela Administração Municipal, vai girar em torno de R$ 1,2 bilhão em construções, além de agregar um público consumidor de cerca de 6 mil pessoas, entre 1,5 mil funcionários, 2,4 mil alunos e seus familiares.
Projetos apresentados pela Prefeitura ao comandante do Exército Brasileiro
- Ampliação na rede de água e esgoto na região do Bairro Boi Morto, onde ficará a sede da Escola de Sargentos
- Ampliação da capacidade da rede de energia elétrica na região do Bairro Boi Morto
- Ampliação do Aeroporto Municipal
- Busca pelo acréscimo de linhas aéreas diretas entre Santa Maria e São Paulo
- Implementação do Plano Setorial, por meio de Projeto de Lei 9204/2021, para possibilitar a construção de uma nova Vila Militar, no Bairro Caturrira, de acordo com os moldes pretendidos pelo Exército Brasileiro
- Isenção de cobrança do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) na construção das edificações destinadas à Escola de Sargentos. O projeto foi aprovado pela Câmara de Vereadores e já é lei no Município
- Instalação de sistema de videomonitoramento na Escola de Sargentos e na nova Vila Militar
- Possibilidade de aplicação de R$ 50 milhões do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa) em obras de infraestrutura ligadas à Escola de Sargentos
- Duplicação da RSC-287, que liga Santa Maria a Porto Alegre
- Construção de um novo campo de instrução em Itaara
- Pavimentação da Rua Irmã Dulce para melhorar o acesso à região dos quartéis
- Reconstrução da ponte do Colégio Militar
- Conclusão da Perimetral Dom Ivo Lorscheiter, que vai ligar a Estância do Minuano à Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Informações: Rafael Favero
Foto destaque: Ariéli Ziegler
Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria