A Rede de Farmácias São João foi requerida pelo Prefeito de Porto Alegre/RS, Nelson Marchezan Júnior, para que participasse da campanha nacional de mobilização contra o vírus influenza, uma campanha do Sistema Único de Saúde (SUS). Sendo assim, foi celebrado um convênio entre a prefeitura e a rede, englobando 26 filiais que participaram realizando as aplicações nos grupos prioritários, os chamados “Grupos de Risco``, formado por pessoas com idade acima de 60 anos e portadores de doenças crônicas.
Durante o período da campanha, a rede de Farmácias São João, realizou a aplicação da vacina contra o vírus influenza em mais de 74 mil pessoas, sendo a rede participante que mais efetivou aplicações, segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre.
O objetivo principal deste convênio foi oportunizar para as pessoas que estão no grupo de risco, mais facilidade e segurança para a imunização, evitando deslocamentos até postos de saúde e aglomerações.
O Presidente da Rede, Pedro Henrique Brair, registra: “Agradecemos imensamente aos nossos sessenta profissionais farmacêuticos, que estiveram nesta linha de frente, envolvidos durante o período da campanha, realizando as aplicações em nossas lojas, atendendo com muita dedicação e orientando as pessoas, sobre os cuidados necessários de prevenção ao coronavírus”
O convênio significou o início de uma bela parceria, entre a rede privada e o SUS, permitindo novas iniciativas, capitaneadas pelo Ministério da Saúde, totalmente atreladas ao propósito da São João: Cuidar da Saúde das pessoas.
A Rede de Farmácias São João conta emprega 12 mil colaboradores e possui mais de 700 lojas, distribuídas nos estados do RS, SC e PR. Além disso, a rede é considerada a marca mais lembrada do segmento no estado do Rio Grande do Sul.