Nesta semana, prefeitos e representantes de seis municípios da região central do Estado estiveram na Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) para discutir demandas do setor orizícola com o titular da pasta, secretário Covatti Filho.
O encontro foi encaminhado em uma reunião com o coordenador regional da agricultura, Celso Carvalho, em setembro, no município de Formigueiro.
A atividade também contou com a presença de secretários da agricultura municipais e representantes do Instituto Rio Grandense do Arroz (IRGA). O presidente da AMCENTRO (Associação dos Municípios da Região Centro) e prefeito de Restinga Sêca, Paulo Ricardo Salermo, destacou que os produtores de arroz da região estão muito preocupados com a plantação de arroz pré-germinado. “A falta de um defensivo permitido que atue contra o caramujo já está causando perdas significativas para a colheita deste ano”, afirmou.
A intenção do encontro com o Secretário Covatti Filho seria pensar em estratégias para resolver esse problema para o próximo ano, com uma alternativa viável para o controle da praga.
Conforme o Secretário, algumas propostas já estão sendo encaminhadas em Brasília e devem auxiliar nesta questão, como a busca do registro de defensivos por praga e não por cultura.
No Estado foi implementado o Programa Mais Renda para a orizicultura gaúcha, que busca rentabilizar o setor e estimular o consumo de arroz. “A saída definitiva para o problema seria investir em pesquisas pelo IRGA, buscar apoio das indústrias de defensivos, para encontrar um produto viável, seguro e eficaz”, explicou Covatti.
“Enquanto não encontramos essa solução a Seapdr irá realizar seminários de esclarecimento para produtores e trazer subsídios, junto com o IRGA, que permitam a implantação de ações paliativas nas propriedades, principalmente para impedir o acesso da praga à plantação”, concluiu.
Fonte: SEAPDR.
Reunião da AMCENTRO busca resolver as demandas do Setor Orizícola junto ao Secretário Covatti Filho
Compratilhar notícia