Neste sábado (23), o grupo União e Arte, da Estratégia Saúde da Família (ESF) Bela União, celebraram o término de uma iniciativa que garantiu muito aprendizado para todos.
Cerca de 10 jovens, de 12 a 21 anos, que integram o grupo, finalizaram a estilização das paredes do Lar. A ação fez parte de uma campanha da Tintas Coral, em que o abrigo de idosas venceu as mais de 4 mil entidades assistenciais do Brasil. Um dos preceitos da campanha era que a revitalização tivesse ajuda da comunidade. Foi aí que o grupo da Bela União se fez presente.
“No grupo, tratamos de temas de sociais e de saúde que sejam de interesse dos jovens e usamos a grafitagem para proporcionar uma atividade mais lúdica. O trabalho está rendendo frutos e, com isso, os jovens se sentem valorizados”, explica o médico Mateus Denardin, que atua na ESF Bela União, que fica no bairro Caturrita, Região Norte de Santa Maria.
Na manhã deste sábado, o grupo União e Arte fez a pintura de desenhos nas paredes da ala de saúde mental do Lar das Vovozinhas. Um grande mural na entrada do abrigo já havia sido finalizado pelos adolescentes. Tudo com a supervisão de Elizandro Farias, que é oficineiro de grafite. Juntos, estavam voluntários da comunidade e da Coral Tintas, além dos demais profissionais que atuam na ESF. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Ewerton Falk, também participou das atividades.
Para comemorar a conquista da campanha Tudo de Cor, da Tintas Coral, o Lar organizou diversas atrações para as vovós. Ao longo de todo o sábado, ocorreram shows musicais, brechós, festival gastronômico com as receitas das idosas, entre outros.
Fonte: PMSM.