Rádio Medianeira, a melhor rádio da cidade!

Santa Maria adota sistema de câmeras para fiscalização de infrações de trânsito

  • Central de Jornalismo Sistema Medianeira de Rádios
  • 25/06/2026

A Prefeitura de Santa Maria iniciou a implantação de um sistema de fiscalização de trânsito por videomonitoramento no município. A ação, conduzida pela Secretaria de Segurança e Ordem Pública, será realizada de forma gradativa e tem como objetivo ampliar a segurança viária e melhorar a fluidez do tráfego em pontos estratégicos da cidade.

A iniciativa é amparada pela Resolução nº 909/2022 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e começa em caráter educativo, com foco na orientação dos condutores antes da aplicação de penalidades.

Neste primeiro momento, o projeto-piloto contempla o entorno de três instituições de ensino: Colégio Adventista Santa Maria, no Bairro Rosário; Colégio Marista Santa Maria, no Centro; e Colégio Coração de Maria, no Bairro Dores. Também será monitorado um ponto considerado crítico na região central: o retorno exclusivo para ambulâncias e táxis em frente ao Complexo Hospitalar Astrogildo de Azevedo.

De acordo com a administração municipal, a escolha dos locais atende a demandas recorrentes da comunidade e busca reduzir infrações como fila dupla, avanço de sinal vermelho, estacionamento irregular e conversões proibidas, especialmente em horários de maior movimento.

O prefeito Rodrigo Decimo destaca que a medida tem caráter educativo e de organização do trânsito. “O objetivo é proteger as crianças e garantir mais fluidez nas vias, tornando o trânsito mais humano e responsável”, afirmou.

Antes do início da autuação, a prefeitura instalará placas de sinalização nos locais a partir desta sexta-feira (26). Também está previsto um período de adaptação com ações educativas, incluindo abordagens e blitze de orientação nas proximidades das escolas.

Segundo o secretário de Segurança e Ordem Pública, Getúlio de Vargas, o sistema funcionará de forma contínua para garantir o cumprimento das regras. Ele reforça que, após o período educativo, as infrações passarão a ser autuadas a partir de agosto, com o retorno das aulas no segundo semestre.

A Prefeitura também realiza reuniões com as direções das escolas envolvidas e distribui materiais informativos para reforçar a conscientização da comunidade escolar. A expectativa é de que o videomonitoramento seja ampliado gradativamente para outras regiões da cidade.

 

Fonte e foto: Prefeitura de Santa Maria


Compartilhar notícia

Baixe o nosso app: