As comemorações pelo Dia do Soldado foram celebradas, nesta quinta-feira, no 4º Batalhão Logístico (4º B Log), no Bairro Boi Morto. No total, 12 organizações militares da guarnição de Santa Maria, incluindo a Força Aérea Brasileira, estiveram presentes, além de autoridades civis e militares.
A cerimônia também fez alusão a memória de Duque de Caxias, Luis Alves de Lima e Silva. O militar que se tornou patrono do exército brasileiro. Também foram celebrados os 200 anos da Independência do Brasil.
Embora o dia 25 de Agosto seja dedicado ao soldado, todos os outros postos são representados nessa comemoração, como cabos, sargentos e oficiais de carreira.
Um dos convidados de honra para celebração foi o ex-combatente da Força Expedicionária Brasileira (FEB), Taltíbio de Mello Custódio. Ele é o último pracinha vivo da região e recebeu as merecidas honras na solenidade.
Questionado sobre as nove medalhas que carrega no peito, Taltíbio com orgulho enaltece e valoriza o reconhecimento por parte do Exército Brasileiro que recebeu.
– Me proporciona usar essas medalhas porque tenho muita gratidão pelo Brasil, pelo Exercito Brasileiro e por todos os combatentes que estiveram comigo – afirma o ex-combatente.