O Comandante do Exército Brasileiro, General Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira realizou sua primeira visita a Santa Maria. O município vive a expectativa de ser a cidade escolhida para receber a Escola de Sargento das Armas (ESA). As outras duas cidades que estão na disputa é Ponta Grossa (PR) e Recife (PE).
Durante a tarde, o general assistiu uma demonstrações do Exército com um efetivo de 800 militares e 400 viaturas, incluindo diversos blindados, além de dois caças AMX A-1 da ALA 4 e um helicóptero. A demonstração foi acompanhada por uma comitiva do Alto Comando do Exército e do prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobom. Entre as autoridades militares estavam o comandante militar do Sul, o general Valério Stumpf Trindade, e do gerente do projeto da nova Escola de Sargentos (ESA), o general Joarez Alves Pereira Junior.
Após a demostração, o comandante do Exército concedeu uma entrevista coletiva à imprensa. Na ocasião, ele ressaltou características que qualificam Santa Maria como uma das fortes candidatas para ser presenteada com a nova ESA: “Na escolha da cidade analisamos diversos pontos, como hospitais, colégios, vila militar, campo de instrução, esses aspectos são importantes e Santa Maria possui todos esses quesitos, inclusive a Prefeitura e o Estado mostraram um apoio e mobilização para ter a instalação da Escola de Sargentos. Santa Maria está muito bem, a gente vê nitidamente que a cidade é uma grande sede para receber a ESA” comentou o general.
O general explicou que após visitar as três cidades que estão na disputa uma equipe do alto escalão militar faz uma analise e junta pros e contras para decidir qual será a cidade escolhida. Lembrando que a escolha da sede da Escola dos Sargentos das Armas começou com 16 cidades, agora restam três e Santa Maria está forte na disputa. A decisão de qual será a cidade escolhida para ser a sede da nova Escola de Sargentos deve ocorrer a partir de agosto.
O investimento
A Escola de Sargentos, conhecida principalmente pela sigla ESA, é responsável pela formação de sargentos de carreira das armas de Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Engenharia e Comunicações do Exército, e seleciona, por concurso público, jovens de todo o Brasil. Atualmente, a ESA funciona descentralizada, com unidades em várias cidades brasileiras, incluindo a mineira Três Corações. A ideia do Exército é unificá-la em um município apenas, com estrutura totalmente moderna.
O investimento da Escola de Sargentos, de acordo com informações obtidas pela Administração Municipal, vai girar em torno de R$ 1,2 bilhão em construções, além de agregar um público consumidor de cerca de 6 mil pessoas, entre 1,5 mil funcionários, 2,4 mil alunos e seus familiares. Estima-se também que, com a ESA, a economia local teria mais de R$ 300 milhões injetados por ano em salários e investimentos da instituição.
Informações: Central de jornalismo 102.7 e Prefeitura de Santa maria
Foto destaque: Ariéli Ziegler/ Prefeitura Municipal de Santa Maria