A Prefeitura, a 13ª Região Tradicionalista (RT) e o Piquete Junção dos Casco lançaram neste sábado (5), no Hotel Fazenda Pampas, o 1º Acampamento Farroupilha de Santa Maria. O evento está programado para ocorrer durante todo o mês de setembro, no terreno do Hotel Fazenda Pampas, no Bairro Camobi.
“O nosso primeiro Acampamento Farroupilha de Santa Maria é uma construção coletiva, que nasceu de uma grande parceria entre o Piquete Junção dos Casco, a 13ª RT e a Prefeitura. Vai ser um evento grandioso, para receber os tradicionalistas da cidade e da região, com organização e muitas atrações. É um novo modelo pensado, com um grande movimento de tradição com orgulho. Tenho certeza que este será o primeiro de muitos acampamentos”, destacou o prefeito Jorge Pozzobom, acompanhado do vice, Rodrigo Decimo.
O coordenador de eventos do Junção dos Casco, Rogério Ferigollo Homercher, explica que anualmente o piquete organizava atividades no mês do gaúcho, em setembro, mas para um público mais restrito. Contudo, o desejo de fazer um grande acampamento farroupilha já era conversado há bastante tempo.
“O Junção dos Casco começou com uma reunião de amigos, que foi crescendo, fazendo pequenos eventos, virou piquete e agora conseguimos organizar, com a Prefeitura e a 13 Região Tradicionalista, o 1º Acampamento Farroupilha. Hoje, fizemos um lançamento informal, só para registrarmos que vai mesmo acontecer. Mas tudo começa mesmo em 1º de setembro, com a chegada da Chama Crioula. A partir disso, a estimativa é que 65 mil pessoas passem pelo acampamento”, disse Rogério.
O pátio do Hotel Fazenda Pampas está sendo adequado para receber os campistas e visitantes. A organização estima que 25 instituições tradicionalistas participem do acampamento e que muitas pessoas de Santa Maria e região visitem o evento. A estrutura prevê palco para shows, área de camping, praça de alimentação e estacionamento. As atrações e cronograma de atividades serão divulgados nas próximas semanas.
Secretaria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria