Após o governo do Estado anunciar que voltará a permitir a cogestão a partir da próxima segunda-feira (22), o prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobom, comunicou que o Município irá aderir ao sistema que permite às prefeituras adotarem regras da bandeira vermelha mesmo durante a vigência da bandeira preta em todo o Rio Grande do Sul. O pronunciamento foi feito em live na noite desta sexta-feira (19).
As regras que irão vigorar em Santa Maria serão divulgadas depois que o decreto estadual for publicado, o que deve ocorrer até sábado (20). Depois da publicação, a equipe do Executivo Municipal fará a análise do documento para divulgar os detalhes do que será permitido ou não na cidade.
“A cogestão é para dar um fôlego na economia. Vamos aumentar a fiscalização e, ao mesmo tempo, continuar dialogando com todas as entidades empresariais. A população pode ter certeza de que todo o processo será conduzido com absoluta transparência”, afirmou o prefeito Pozzobom.
Além disso, o prefeito voltou a chamar a atenção para a necessidade de se manter os cuidados com a saúde, apesar da possível adoção de regras mais flexíveis para o funcionamento de alguns setores.
“Cogestão não é liberar tudo. Cogestão não é deixar tudo aberto. Cogestão é responsabilidade, com diálogo e transparência. Todos nós precisamos um do outro”, ponderou Pozzobom.
Por fim, o prefeito ressaltou que buscará não só conversar com as entidades que representam os empresários, mas, também, permanecerá em contato com o Sindicato dos Comerciários, que representa os trabalhadores, para atender à demanda de ambas as partes, de forma segura e responsável.
Informações: Rafael Favero/ Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria
Foto destaque: Guilherme Scapin Borges