Secretaria Estadual da Saúde recomendará retorno do uso de máscara por pessoas mais suscetíveis à covid
Em três semanas, o número de casos de covid-19 subiu 247% no Rio Grande do Sul. A elevação se deve principalmente à subvariante da Ômicron BQ.1, que apresenta maior capacidade de transmissão. Diante desse avanço, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) está preparando uma nota técnica para orientar que a população reforce os cuidados contra o coronavírus. O documento deve ser publicado no site da pasta, e, entre as recomendações, citará o retorno do uso de máscara por parte da população.
Os dados que levaram à elaboração da nota técnica foram apresentados pela diretora do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) Tani Ranieri durante a reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), realizada nesta quarta. De acordo com ela, a nova subvariante já corresponde a 70% dos casos de covid nas amostras sequenciadas pelo centro no Rio Grande do Sul somente neste mês.
O maior potencial de transmissibilidade da BQ.1 levou a um aumento do número de diagnósticos positivos nos testes de covid: o índice passou de 7% no começo de outubro para 24% no começo de novembro. De acordo com Tani, a positividade tem subido tanto nas amostras de biologia molecular quanto nas de testes rápidos de antígeno:
— É uma variação grande de positividade em relação a todos os testes realizados no Estado. Temos observado que a positividade tem aumento muito, embora o número de testes não. E a grande maioria está associada a essa nova subvariante.
Além do aumento de casos de maneira geral na população, a diretora comenta ainda que estão sendo constatados surtos, tanto em instituições de saúde quanto nas de longa permanência. Esses pontos, segundo Tani, colocam as autoridades em uma posição de alerta em relação ao possível aumento de casos graves.
— Normalmente, começa circulando na população como um todo e os casos graves podem vir a aumentar ao longo do tempo e à medida que novos casos ocorrem. Isso nos coloca realmente em uma situação de maior preocupação — afirma.
Compratilhar notícia