Em entrevista na manhã desta segunda-feira (18), no programa 102.7 em notícias o Secretário de Saúde Guilherme Ribas foi pontual em disser, Santa Maria está pronta para a vacinação contra a covid.
Neste domingo (17), a Anvisa autorizou para uso emergencial as vacinas da Coronavac e da Oxford/Astrazeneca. O Governador do Estado, Eduardo Leite estava nesta segunda em São Paulo e 170 mil doses do imunizante serão destinadas para o Rio Grande do Sul.
A Secretária de Saúde do Estado divulgou a quantidade de doses que seriam destinadas para cada coordenadoria de saúde, e a região central vai receber 8.400 doses que podem chegar nesta próxima terça-feira, dia 19. Todo o quantitativo será distribuído entre as 32 cidades da região.
Mas o Secretário Ribas pontua que Santa Maria está preparada, e pode começar a imunizar assim que a vacina chegar. "Um grupo de trabalho esta organizado a mais de um mês para dar sequencia a esse trabalho de vacinação, desde dezembro já fazíamos reuniões, e após a publicação do plano de vacinação do governo a gente se estruturou. Independente da quantidade de imunizante que chegue para o município estamos com a estrutura pronta para iniciar a vacinação", concluiu.
Com relação ao armazenamento das vacinas tudo está organizado. Temos uma câmara fria nova que está reservada exclusivamente para o imunizante da covid. Quando iniciarmos a vacinação vamos optar por utilizar espaços abertos e evitar o uso das Unidades Básicas de Saúde (UBS) para evitar aglomerações, pontuou o secretário.
O secretário também informou que apesar, de nesse primeiro momento a cidade estar recebendo a coronavac, a cidade pode vir a receber a vacina de Oxford. E apesar de o quantitativo inicial ser baixo, a equipe de vacinação pode nas próximas ações de imunização contar com auxilio de profissionais do exercito e da área da saúde das instituições de ensino superior de Santa Maria. Sempre trabalhamos com parceiras público-privada e queremos manter esse serviço, destacou o secretário.
Foto: João Alves(Prefeitura)