A Prefeitura recebeu na manhã desta quarta-feira (23) representantes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santa Maria, que entregaram pedido da criação do Auxílio Emergencial para as famílias do campo em vulnerabilidade. A solicitação foi entregue ao prefeito Jorge Pozzobom pelo presidente da instituição, Delcimar Borin, e pelo vice, Célio Luiz Fontana, e tem como justificativa os efeitos da estiagem, que afetam até a produção de subsistência destas famílias.
O chefe do Executivo Municipal autorizou que sejam feitos estudos legais e financeiros para analisar a possibilidade deste auxílio.
“O nosso compromisso é cuidar de quem precisa. Temos as famílias do campo, da agricultura familiar, que precisam da nossa atenção. Vamos fazer este estudo com celeridade e responsabilidade porque se trata, além da agricultura de subsistência, de endividamentos”, pontua Pozzobom.
O secretário de Desenvolvimento Rural, Rodrigo Menna Barreto, esclarece que o pedido será apresentado ao Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, em reunião ainda nesta semana. O grupo, com variados representantes do setor, vai deliberar sobre a demanda e quais devem ser os critérios dos beneficiados.
“O Conselho Municipal é consultivo, não deliberativo. Então, vamos apresentar a proposta para o grupo e debater os pormenores”, salienta o titular da pasta.
Também participaram da reunião na manhã desta quarta, o secretário de Desenvolvimento Social, João Chaves, o assessor superior de governo, Leonardo Kortz, e o chefe do Gabinete do Prefeito, Alexandre Lima.
*Com informações da Prefeitura Municipal de Santa Maria