Santa Maria recebeu, oficialmente, o Crematório Santa Rita nesta segunda-feira (20), que é o primeiro da Região Central do Estado. O empreendimento do Grupo L. Formolo fica junto ao Parque Jardim Santa Rita, em Camobi. O prefeito Jorge Pozzobom, participou da solenidade de entrega do espaço, que atende a comunidade a partir de concessão. Assim, serviços de obras serão feitos pelo setor privado em cemitérios públicos, com investimentos que ficam para o Município.
“Santa Maria e a região passa a contar com mais este serviço. Trata-se de uma bela forma de nos despedirmos dos nossos entes queridos. E a chegada deste empreendimento também auxilia o Município a partir da concessão do contrato, que vai auxiliar na manutenção dos cemitérios públicos e também vai auxiliar famílias de baixa renda e em vulnerabilidade social”, destacou o prefeito Jorge Pozzobom, acompanhado do secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Wagner da Rosa, durante a solenidade de inauguração do empreendimento, que ocorreu nesta segunda-feira (20).
O contrato ainda prevê uma contrapartida de 5% em gratuidade em cremações que serão repassadas ao Executivo Municipal. Estas gratuidades serão concedidas a famílias em vulnerabilidade social que queiram usar a cremação para parentes.
“A ideia das gratuidades é dar esta opção de cremar os familiares, os entes queridos, a todos. Mostrar para as pessoas que há mais esta opção de homenagear quem já não está mais aqui. Para cada 20 cremações realizadas, o Município recebe uma gratuita, para conceder a pessoas em vulnerabilidade social. A cremação é uma escolha nova para a região e sabemos que as pessoas vão aprender a entender essa forma de homenagem aos entes queridos. Mas é importante pensar que uma cremação é um espaço a menos no cemitério físico, uma gaveta a menos a ser construída”, salientou o diretor do Grupo L. Formolo, Mateus Formolo.
O Crematório Santa Rita começou as operações em 11 de outubro e conta com o forno, área operacional e salas de despedida. Com a entrega oficial do espaço, a população passa a contar com o conjunto Parque da Memória, integrado pelo cemitério Parque Jardim Santa Rita, as antigas capelas, o Cemitério Municipal São José e o crematório.
A solenidade de entrega do crematório contou com a benção do Arcebispo de Santa Maria, Dom Leomar Brustolin.