O futebol americano do Rio Grande do Sul segue verde e preto. Na tarde deste domingo (28), o Santa Maria Soldiers derrotou o Porto Alegre Pumpkins, por 32 a 14, e se consagrou campeão gaúcho pela sexta vez consecutiva – e oitava na história.
Os rivais, que são os segundos maiores vencedores, seguem com quatro taças. Esta edição do Gaúcho Bowl (grande final do Campeonato Gaúcho da modalidade) aconteceu no Estádio dos Eucaliptos.
Passado o Estadual, os Soldados já focam no próximo compromisso: a Conferência Sul da Liga BFA – que já teve suas DATAS de confrontos anunciadas. As premiações individuais do Gauchão serão anunciadas no decorrer desta semana, de acordo com o tesoureiro da Federação Gaúcha de Futebol Americano e atleta do Soldiers, Ricardo Daronch.
O jogo
Ainda que o placar tenha sido largo, o duelo foi equilibrado dentro de campo. Até o fim da segunda metade, a equipe de defesa do Soldiers não estava conseguindo se entender no gramado, deixando muitas aberturas para o ataque porto-alegrense aproveitar.
No primeiro quarto o wide receiver rival Theo Miguel abriu o placar com um touchdown (6 pontos), após passe do quarterback Nicolas do Canto, e o kicker adversário acertou o extra point (1 ponto).
Na sequência, o Pumpkins sofre um safety (2 pontos) e o Soldiers começa a pontuar. Marcelo Cogo foi o quarterback titular do “Exército” durante esta etapa inicial.
No segundo quarto, o running back João Antônio Siqueira marca um touchdown (6 pontos) e o kicker dos Soldados, Fabrício Santana, acerta o extra point (1 ponto). Entretanto, os porto-alegrenses terminam a primeira metade na frente, pelo placar de 14 a 9, após confirmarem mais um touchdown e um extra point.
Na volta para o segundo tempo, o elenco aparentava estar se entendendo melhor. Para abrir o que seria uma virada do “Exército” para cima do Pumpkins, o time da capital sofre outro safety (2 pontos).
No retorno da bola para os Soldados, o camisa 80 Douglas Torres recebe a bola e atravessa o campo quase que por inteiro, chegando à endzone adversária e colocando os santa-marienses à frente do placar, mais uma vez – placar da partida: 18 a 14, após mais um extra point (1 ponto) de Santana.
O quarterback verde e preto Douglas Rodrigues, que entrou em campo na segunda metade, definiu a jogada como “a volta do Soldiers para o jogo”.
O time de defesa dos Soldados, que teve como destaque o cornerback Ben-Hur Raddatz, não estava mais dando brechas para os Abóboras aproveitarem.
O jovem wide receiver Augusto Kneipp, como também, novamente, Siqueira, marcaram os últimos touchdowns (6 pontos cada), somados a mais dois extra points (2 pontos cada) do kicker verde e preto, e decretaram mais um ano de soberania do Soldiers no futebol americano do Rio Grande do Sul.
Fonte: Claudemir Pereira
Foto: Gabriel Haesbaert / Divulgação