A Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, realiza mais uma edição do projeto Sorria Santa Maria neste sábado (23), no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) (Avenida Borges de Medeiros, 804, Bairro Nossa Senhora de Fátima), a partir das 8h. Para esta ação, foram feitos 60 agendamentos, entre novos pacientes e retorno para acompanhamento. Além dos atendimentos odontológicos, serão ofertados testes rápidos para a comunidade pela equipe da Unidade Móvel de Saúde em alusão ao Julho Amarelo, mês de combate às hepatites virais.
A coordenadora da Política de Saúde Bucal do Município, Patrícia Campagnol, explica que quem quiser ser atendido no Projeto Sorria Santa Maria deve ir ao CEO aos sábados em que ocorrem ações da iniciativa. Os atendentes vão coletar dados, como nome e telefone para contato, e a pessoa vai entrar na lista de espera do projeto. Contudo, reforça que a preferência é para pessoas que moram em bairros onde as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) não tenham odontologistas (veja lista em anexo).
“Na iniciativa, é priorizado o agendamento de usuários que vivem em regiões da cidade onde não há cobertura de saúde bucal, além de usuárias gestantes, possibilitando a realização do pré-natal odontológico, e de pessoas que não podem faltar ao trabalho durante a semana. Notamos que há casos de pessoas que buscam o Sorria Santa Maria, sendo que poderiam ter este atendimento ao lado de casa, em uma UBS próxima de onde mora. Claro que vamos atender todos que nos procurarem, coletaremos os dados, mas avisamos sobre as unidades de saúde com atendimento odontológico por uma questão de facilitar para a população”, comenta Patrícia.
O atendimento será realizado por servidores do Município e voluntários com participação da Residência Multiprofissional da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), alunos da graduação da Odontologia da Universidade Franciscana (UFN) e alunos da pós-graduação da Odontologia da UFSM. O Sorria Santa Maria tem como objetivo principal ampliar o acesso da população santa-mariense a serviços odontológicos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Em 2020, foram realizadas duas ações, antes de serem iniciados os protocolos de saúde e segurança devido à pandemia de Covid-19.
*Com informações da Prefeitura Municipal de Santa Maria