Familiares das vítimas ou sobreviventes e amigos jamais esquecem do dia 27 de Janeiro de 2013, data que deixou uma ferida em Santa Maria. Ferida essa que completa 100 meses neste dia 27 de Maio de 2021.
O incêndio que vitimou 242 jovens completou oito anos e entre a dor de perder um ente querido, permanece um sentimento de impunidade já que passado tantos anos, ainda não temos um desfecho final.
Na manhã desta quinta-feira (27), uma ação lembrou os 100 meses da tragédia. Intitulada '100 meses sem Justiça: que não se repita', durante o ato balões pretos foram soltos, representando um pedido de justiça. Ainda, outros 242 balões brancos foram soltos ao céu representando as vítimas da tragédia.
O ato, que ocorreu em frente ao prédio onde funcionava a boate, na Rua dos Andradas respeitou o distanciamento social, círculos foram pintados no chão para que os participantes mantivessem a distancia adequada. A ação ocorrida foi organizada pela Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM) e o Coletivo Kiss: Que Não se Repita, com apoio da TV Ovo.
Vale lembrar que o julgamento da tragédia da boate Kiss está marcado para começar dia 1º de dezembro em Porto Alegre. O Presidente da AVTSM, Flávio Silva, relatou que existe uma mobilização dos familiares das vítimas para acompanhar o julgamento na capital em Porto Alegre.