A história da viação férrea do Estado se mescla com a de Santa Maria, pois a evolução das viagens de trem impactaram diretamente no crescimento do Município. Hoje em dia, as linhas férreas são mais utilizadas para transporte de carga, mas a Prefeitura de Santa Maria fechou parceria com a Prefeitura de Restinga Sêca e com a empresa Passeios de Trem, e organizou um cronograma especial: o Trem da Quarta Colônia. A novidade de que a população poderá reviver ou conhecer a beleza de viajar pelos trilhos foi apresentada, na manhã desta terça-feira (25), no Itaimbé Palace Hotel.
Os passeios ocorrem em 24 e 25 de junho e em 1º e 2 de julho, entre as estações férreas de Santa Maria e Restinga Sêca. O passeio comemorativo contempla cerca de 54 quilômetros pela antiga Linha Tronco da Viação Férrea do Rio Grande do Sul.
“É uma nostalgia muito grande para mim pensar em passeios de trem. Meu avô foi ferroviário. Acho que para quem é de Santa Maria é assim. Todas as famílias daqui têm alguma conexão com os trens, a viação férrea, a Gare... Realizar estes passeios de trem é enaltecer o que temos, o potencial da nossa cidade, da nossa região. Vamos aproveitar esta oportunidade para mostrar as nossas belezas históricas e como podemos trazer a nossa memória para o potencial de agora”, destacou o prefeito Jorge Pozzobom, durante a apresentação do Trem da Quarta Colônia.
O vice-prefeito, Rodrigo Decimo, pontuou que a iniciativa vem ao encontro com o trabalho realizado pela Prefeitura de Santa Maria a partir do Distrito Criativo – Centro Gare, que busca a revitalização do Centro Histórico do Município. E que está diretamente ligado à viação férrea que passa pela cidade.
“Este passeio tem muito potencial para encantar e também para ampliar o turismo e a aquecer a economia da cidade e da região. O Trem as Quarta Colônia agrega ao Distrito Criativo – Centro Gare, pois também é uma forma de preservar nossa história e revitalizar a cidade. Esperamos que estes passeios de junho e julho sejam apenas os primeiros de muitos. Que possamos transformar esta atração em um passeio definitivo”, reforçou Decimo.
A secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Ticiana Fontana, acredita que o passeio de trem tem potencial para entrar no calendário permanente do turismo local.
“Esperamos que seja um sucesso e que a empresa volte ano que vem. Santa Maria tem muito da sua cultura e história entrelaçada com o desenvolvimento das ferrovias. As famílias têm algum grau de conexão com a viação férrea, o que é parte da cidade. Temos muito a oferecer a partir do Trem da Quarta Colônia e esperamos que seja apenas o começo de um passeio turístico fixo entre Santa Maria e Restinga Sêca”, salientou a titular da pasta.
A expectativa também foi frisada pelo diretor da empresa Passeios de Trem, Rafael Fontana:
“Santa Maria foi uma das primeiras cidades do Rio Grande do Sul a ter viação férrea. E o passeio do Trem da Quarta Colônia vai surpreender muito, pela forte história ferroviária da região, pelas paisagens, pelo pacote completo que tem muito potencial para encantar. Serão cerca de 54 quilômetros, percorridos em mais ou menos 4 horas, que vão remeter todos a uma bela nostalgia. Esperamos encantar e surpreender a todos com este belo passeio”, pontuou.
Para reservas e mais informações sobre o passeio pelo Instagram, site da empresa ou pelo telefone (47) 3307-9977.
Além dos já citados, estiveram presentes no ato de lançamento do Trem da Quarta Colônia a secretária de Cultura, Rose Carneiro; a secretária de Educação, Lúcia Madruga; a secretária de Finanças, Michele Antonello; o secretário de Desenvolvimento Social, João Chaves; o secretário de Inovação e Tecnologia de Informação, Tiago Sanchotene; o secretário de Desenvolvimento Rural, Rodrigo Menna Barreto; o secretário de Esporte e Lazer, Gilvan Ribeiro; o presidente do Instituto de Planejamento (Iplan), Ewerton Falk; a secretária adjunta de Comunicação, Thaise Moreira; os vereadores Givago Ribeiro; Luci Duartes; Paulo Ricardo; Admar Pozzobom e Juliano Soares; o reitor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Luciano Schuch; o presidente da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Santa Maria (Cacism), Luiz Fernando Pacheco; o presidente do Sindicato dos Lojistas (Sindilojas), Ademir José da Costa; o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Márcio Rabelo; a coordenadora adjunta da 8ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Carmen Pacheco; e demais convidados.
Fonte: PMSM