Nesta quinta-feira (14), foram abertos os envelopes com as documentações das empresas interessadas em executar a recuperação asfáltica da Avenida Presidente Vargas. Três empresas de Santa Maria concorrem para executar esses serviços. Para a obra na Presidente, apresentaram propostas as empresas Cotrel Terraplenagem e Pavimentações, Della Pasqua Engenharia e Construções LTDA e FZ Construções, Comércio e Transportes LTDA. Para a obra na José Bonifácio e na Pinheiro Machado, apresentaram propostas as empresas Cotrel Terraplenagem e Pavimentações e Della Pasqua Engenharia e Construções LTDA.
O trecho com quase 3 km, receberá um investimento de R$ 3.417.156,59, que deve ser realizado entre os bairros Patronato, Nossa Senhora de Fátima e Centro, e das ruas José Bonifácio e Pinheiro Machado (entre as ruas Floriano Peixoto e Riachuelo).
A abertura dos envelopes faz parte da etapa de habilitação das empresas interessadas nos certames. Após, haverá a abertura dos envelopes com as propostas financeiras das empresas. Será aberto, ainda, período para recursos, caso alguma empresa tenha questionamentos quanto ao parecer do Executivo. Quando terminar essa última etapa, será possível anunciar a vencedora, e, o Poder Público poderá marcar a data para a assinatura da ordem de serviço e o início das obras.
Entenda como será a execução da obra
De acordo com os editais de licitação, a obra foi dividida em três. As duas primeiras estão incluídas no mesmo edital. A número um prevê a recuperação da pavimentação no trecho entre a Rua Visconde de Pelotas e a Rua Floriano Peixoto, no Bairro Nossa Senhora de Fátima. O orçamento é de R$ 969.721. Já a número dois prevê a recuperação do trecho entre a Avenida Walter Jobim, no Bairro Patronato, e a Rua Visconde de Pelotas, no Bairro Nossa Senhora de Fátima. Nos dois casos, a licitação prevê, ainda, além da pavimentação, fornecimento do asfalto e sinalização. O orçamento é de R$ 1.736.791,08. A número três prevê a recuperação das ruas José Bonifácio e Pinheiro Machado, no Centro. O orçamento é de R$ 710.644,51.
Trânsito e prazos
De acordo com o secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Francisco Severo, as três obras ocorrerão em paralelo e devem ser concluídas em até 60 dias a partir da assinatura da ordem de serviço. Quanto ao trânsito, o secretário sinaliza que a obra vai ser feita quadra a quadra, então, o tráfego ficará em meia pista na quadra que estiver em obras.
Antes do início das obras, a empresa vencedora da licitação fará a devida sinalização do trecho a ser recuperado, de forma garantir a segurança dos pedestres e motoristas.