O Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), em parceria com a Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), lançou uma campanha para arrecadar rádios de pilha e pilhas com o objetivo de levar informação às comunidades afetadas pelas chuvas. Muitos parceiros estão colaborando e agora pode ser a sua vez!
A organização busca a colaboração das emissoras de rádio da região centro do RS para a realização da divulgação da campanha e, ainda, da distribuição dos aparelhos doados. A sugestão é que, após o recolhimento dos equipamentos feito pela campanha, as emissoras parceiras possam encaminhar o conjunto de aparelhos de rádio e as pilhas às comunidades na cidade ou na zona rural, por meio de seus serviços de reportagem em unidades móveis junto às escolas ou centros comunitários. Caso sua emissora tenha interesse em participar como parceira, entre em contato, conosco, pelo:
A equipe do núcleo da Campanha em Santa Maria é composta por docentes, técnicos e discentes da área de Comunicação Social e levantou dados sobre a relevância da iniciativa na região. Hoje, são cerca de 3 mil usuários da energia elétrica local que estão sem luz, segundo dados colhidos junto à uma emissora radiofônica da cidade., o que dificulta o acesso à informações relevantes sobre os territórios e também aos alertas da Defesa Civil e outros agentes públicos. O levantamento segue para compreender a situação do município e região e realizar a distribuição nos pontos mais críticos.
A iniciativa visa coletar rádios a pilha em bom estado, que serão distribuídos nessas áreas afetadas. A doação de pilhas também é fundamental, para que as comunidades possam garantir acesso à comunicação ao longo das próximas semanas. Os interessados em contribuir podem entregar os equipamentos no Hall da Reitoria da UFSM. Pessoas de outras regiões do Brasil podem doar pelo PIX [email protected].
A organização da Campanha na região centro é pela UFSM, através dos Grupos de Pesquisa “Práticas e Processos Midiáticos”, “Comunicação e Desenvolvimento”, “Estudos de Jornalismo”, “Nós - Pesquisa Criativa”, do PPG em Comunicação da UFSM e do Programa de Educação Tutorial da Comunicação Social (UFSM).
A campanha conta com o apoio de:
Associação Brasileira de Comunicação Pública (ABC Pública)
Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT)
Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor)
Associação Brasileira de Rádios Comunitárias (ABRAÇO)
Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e Televisão (AGERT)
Federação Brasileira de Associações Científicas e Acadêmicas de Comunicação (SOCICOM)
Laboratório de Rádio UFMA
Núcleo de Estudos de Rádio da UFRGS (NER)
Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom)
Fonte e foto: UFSM