Feriado de Ano Novo: hoje é último dia útil do ano de abertura das agências bancárias; prefeitura informa sobre expediente para o feriado

O último dia útil do ano para atendimento ao público, das agências bancárias, com expediente normal para a realização de todas as operações é nesta segunda-feira (30). Já nesta terça-feira, 31 de dezembro, as instituições financeiras não abrem para atendimento. A informação é da Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

A Febraban lembra que as agências bancárias não funcionam em feriados oficiais, sejam eles municipais, estaduais ou federais. Dessa forma, os bancos não funcionaram no Natal (25) e não abrirão no dia da Confraternização Universal (1º de janeiro).

A federação orienta a população a utilizar os canais alternativos de atendimento bancário para fazer transações financeiras, como mobile e internet banking, caixas eletrônicos, banco por telefone e correspondentes.

Os carnês e contas de consumo (como água, energia e telefone) vencidos no feriado poderão ser pagos, sem acréscimo, no dia útil seguinte. Normalmente, os tributos já estão com as datas ajustadas ao calendário de feriados, sejam federais, estaduais ou municipais.

Na Prefeitura de Santa Maria

A Prefeitura de Santa Maria informa que, no dia 31 de dezembro de 2019, será ponto facultativo no Executivo Municipal. Dessa forma, nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro de 2020 não haverá expediente nas repartições e órgãos da Administração Municipal. Nesta segunda-feira, 30 de dezembro, e nos dias, 2 e 3 de janeiro de 2020, os serviços externos ocorrerão normalmente no Centro Administrativo, das 7h30min às 13h.

Nesta terça-feira, 31 de dezembro e dia 1º de janeira o executivo informou que serviços essenciais estão mantidos à comunidade.

Recolhimento de Lixo

Em relação ao serviço de recolhimento de resíduos, a Prefeitura de Santa Maria destaca algumas alterações. Na terça-feira, dia 31 de dezembro, a coleta será realizada 1 hora mais cedo em todos os pontos. Já na quarta-feira, dia 1º de janeiro de 2020, não haverá coleta de resíduos. Dessa forma, o Poder Executivo chama a atenção dos moradores do Bairro Camobi, já que a coleta na região ocorre às segundas, às quartas e às sextas-feiras. Mas, na próxima semana, devido ao feriado de Ano Novo, a coleta só ocorrerá na segunda e na sexta-feira. 

Confira abaixo os demais serviços:

SAÚDE

Na terça e na quarta-feira, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), as Estratégias Saúde da Família (ESFs), a Farmácia Municipal e a Farmácia de Medicamentos Especiais não vão funcionar. Já os Pronto-Atendimentos (PAs), localizados nos bairros Patronato e Tancredo Neves, bem como a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA), junto ao Hospital Casa de Saúde, na Rua Ari Lagranha Domingues, no Bairro Perpétuo Socorro, vão funcionar normalmente.

O PA Odontológico, que funciona junto ao Pronto-Atendimento Municipal (PAM), no Bairro Patronato, atende a partir das 19h.

As ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também vão atender normalmente e podem ser solicitadas pelo número de telefone 192.

RECOLHIMENTO DO LIXO

A Secretaria de Meio Ambiente informa que não haverá coleta no dia 1º de janeiro. No dia 31 de dezembro, a coleta será realizada 1 hora mais cedo em todos os pontos. No Bairro Camobi, haverá coleta somente na segunda (30) e na sexta-feira (3), já que, na quarta, dia que normalmente seria feito o recolhimento de resíduos no bairro, não haverá coleta.

CASA DE PASSAGEM PARA ADULTOS

A Casa de Passagem (Rua Sete de Setembro, 806), no Bairro Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, vai funcionar normalmente, durante 24h por dia.

Os telefones de contato são (55) 3015-1518 ou (55) 99999-9708.

FISCALIZAÇÃO DE TRÂNSITO E SEGURANÇA

No dia 31 de dezembro, a comunidade irá contar com os serviços da Coordenadoria Municipal de Trânsito Urbano (CMTU) das 7h às 22h. No dia 25 de dezembro, o serviço volta a funcionar das 7h a 1h.

GUARDA MUNICIPAL

A Guarda Municipal manterá as escalas de 12 horas, durante o dia e durante a noite, com rondas em locais públicos, como praças, postos do Município e eventos.

RESTAURANTE POPULAR

O Restaurante Popular Dom Ivo Lorscheiter não funcionará nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro de 2020. Nos dias 30 de dezembro e 2 e 3 de janeiro, o estabelecimento funcionará normalmente, das 11h30min às 13h30min. O almoço custa R$ 3.

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Avenida Rio Branco, 809  –  Centro  –  Santa Maria/RS  –  CEP 97010-423