Santa Maria retoma ações de microchipagem de equinos nesta próxima sexta-feira (13)

Após a suspensão das ações em função da pandemia, a Prefeitura de Santa Maria retoma a microchipagem de equinos às 14h desta sexta-feira (13). Desta vez, o trabalho ocorrerá no Alto da Boa Vista, no terreno em frente à Creche Sinos de Belém, na Região Oeste. Para participar, os proprietários dos animais devem levar seu documento de identidade e comprovante de residência. Em caso de chuva, a ação será transferida para outra data. O uso de máscara de proteção de forma correta é obrigatório.

A microchipagem de equinos começou ainda em 2019 no Município para incentivar a posse responsável dos animais. Através da tecnologia, é possível, com a utilização de um aparelho leitor, identificar quem é o proprietário do animal. A inovação auxilia em eventuais ocorrências de furto ou acidentes que envolvem algum animal, por exemplo. 

Até o momento, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, por meio da Superintendência de Bem-Estar Animal, já microchipou 166 equinos, a maioria deles na região da Vila Maringá, no Bairro Diácono João Luiz Pozzobon. A estimativa é que ainda existam 1,3 mil cavalos de carroças — que são o principal alvo das ações — para serem microchipados em Santa Maria. A microchipagem tem o apoio da Secretaria de Mobilidade Urbana e da Secretaria de Desenvolvimento Social. 

“A identificação eletrônica é de extrema importância para que as pessoas assumam a responsabilidade pelos seus animais, porque o momento em que acontecer um agravo, basta passar o leitor de microchip e será possível saber quem é o responsável, o endereço, telefone e CPF do proprietário”, explica o superintendente de Bem-Estar Animal da Prefeitura de Santa Maria, o médico-veterinário Alexandre Caetano.

Além disso, há previsão de, no futuro, a Prefeitura de Santa Maria trabalhar na castração e microchipagem de animais de pequeno porte, como cães e gatos, que pertençam a famílias em situação de vulnerabilidade social, que são cadastradas no CadÚnico e que sejam assistidas por algum programa governamental. Não há data para o início desse serviço porque os processos para viabilizar o serviço ainda tramitam internamente na Prefeitura. 

MICROCHIPAGEM DE EQUINOS 

  • Quando – Sexta-feira (13), a partir das 14h*
  • Onde – Terreno em frente à Creche Sinos de Belém, no Alto da Boa Vista, na Região Oeste
  • Quanto – De graça

*Em caso de chuva, a ação será transferida para outra data

Informações & Foto destaque: Prefeitura Municipal de Santa Maria

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Avenida Rio Branco, 809  –  Centro  –  Santa Maria/RS  –  CEP 97010-423