Abertura de leitos de UTIs da Casa de Saúde é tema no Fórum das Entidades Empresariais

No início da tarde desta segunda-feira (16), aconteceu o Fórum das Entidades Empresariais de Santa Maria, realizada no Hospital Casa de Saúde, Bairro Perpétuo Socorro. O tema central do debate, foi o comprometimento de empresários, poder público e sociedade civil para construção das UTIs Adulto e Neo-natal no Hospital.

O projeto de construção das unidades, que está pronto há 10 anos, é tido como um ato primordial, visando o aprimoramento da saúde pública da cidade.

No Hospital Casa de Saúde nascem em média 130 crianças por mês. Todo o suporte para o bebê e sua mãe é dado à família. O prefeito Jorge Pozzobom esteve presente na reunião, e ressaltou os esforços para manutenção do Hospital. Mesmo ainda sem saber como viabilizar a verba para a construção das UTIs. “O dinheiro pode vir de emenda parlamentar, contrapartida de iniciativa privada ou por composição de ações com o Executivo. Eu, pessoalmente, vou falar com o Ministro para resolver este problema”, enfatizou o prefeito Pozzobom, ao salientar que a Prefeitura vai lançar nos próximos meses uma campanha para arrecadação de recursos, para a revitalização da Casa de Saúde, que é um hospital centenário.

Já a reitora da Universidade Franciscana, Iraní Ruplo, enfatizou que todos os representantes devem estar unidos pela construção de uma Unidade de Terapia Intensiva (adulto e infantil) no Hospital Casa de Saúde. Segundo ela, a saúde pública municipal precisa ser integrada, evitando a sobrecarga de atendimentos no Hospital Universitário de SM e nos Prontos-atendimentos.

“Desde que a gestão franciscana assumiu o Hospital em 2010, reformamos os espaços, qualificamos os profissionais e ampliamos as especialidades de atendimento. Hoje a UFN apoia com a ajuda de centenas de estudantes da saúde, mais os residentes de enfermagem e medicina que realizam internato no local. Já investimos milhões de forma privada, no Hospital que é público. Cabe agora ao município indicar como prioridade a construção das UTIs, visando salvar vidas de adultos e bebês que necessitam de alta complexidade”, enfatizou Rupolo, salientando o risco do deslocamento até o Hospital Universitário, sendo o único destino dos pacientes SUS que necessitam de UTI.

Estima-se que para que seja construída as UTIs são necessários R$ 7 milhões, sendo dois para instrumentalização dos ambientes. A presidente do legislativo, Cida Brizola, manifestou total apoio ao projeto. “Como médica eu sei que o HUSM não dá conta. Esse plano é emergencial para qualidade de vida da população que não tem plano de saúde. Como representante política, coloco o legislativo para debate e encaminhamento, visto que é uma oportunidade de o parlamentar deixar algo positivo para cidade”, enfatizou Cida.

O que ficou definido

Como encaminhamento da reunião, o presidente do Fórum das Entidades Empresariais, Souvenir Machado, assumiu a disposição de lutar pelas UTIs, deixando claro que esta já é uma pauta do grupo. “Assim como nós lutamos pela duplicação da Faixa Velha, pelo Hospital Regional, por exemplo, a UTI no Centro da cidade vai ser nossa bandeira. Precisamos de uma rede integrada de saúde que atenda a baixa, média e alta complexidade de forma urgente e gratuita para população”, enfatizou Souvenir.

O Hospital Casa de Saúde

Possui ambulatórios nas seguintes nas áreas de cirurgias em Traumatologia, Ginecologia e Obstetrícia, Otorrinolaringologia, Vascular, Cirurgia Geral, Buco-maxilo-facial, Pediatria, Urologia, Saúde Mental, Endocrinologia, Reumatologia, Cardiologia, Anestesia, Pneumologia e Fisioterapia. Realiza exames de raio x simples, mamografia, tomografia, ultrassonografia, espirometria, exames em otorrinolaringologia e fonoaudiologia e ainda há terceirizado o serviço laboratório de análises clínicas.

Estrutura: os 112 leitos do hospital estão divididos nas seguintes unidades: • Unidade Santa Inês (internação clínica • Unidade Santa Isabel (maternidade) • Unidade Pequeno Príncipe (pediatria): • Unidade São José (cirurgia): • Unidade Santa Clara (retaguarda) • Unidade Madre Madalena (saúde mental).

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Avenida Rio Branco, 809  –  Centro  –  Santa Maria/RS  –  CEP 97010-423